Lançadas pela artista plástica, Márcia Silva, as Invertidas são um dos mais diferenciadores produtos Namorar Portugal. Máscaras venezianas com motivos dos Lenços de Namorados e que podem ser personalizadas com os traços do rosto de alguém.
É um dos mais diferenciadores produtos até hoje lançados na montra de propostas da marca Namorar Portugal. A coleção ‘As Invertidas’ assinala a entrada da artista plástica Márcia Silva na ‘família’ Namorar Portugal. O produto foi esta manhã (23 fevereiro) apresentado no espaço Namorar Portugal, em Vila Verde, dando arranque à última semana da programação Fevereiro, Mês do Romance.
“Sempre fiz este tipo de trabalhos, para oferecer a familiares e amigos e até já conhecia as Bonecas Namoradeiras, mas a oportunidade de entrar para esta enorme família Namorar Portugal surgiu através do contacto com a Dra. Júlia e a Dra. Delfina, do Município de Vila Verde”, começou por explicar Márcia Silva, que de profissão é assistente social e reside em Braga.
As invertidas podem ser máscaras humanas híbridas, como as do tipo veneziano ou personalizadas com o formato e os traços do rosto de uma pessoa real, “um trabalho mais exigente por ter que se fazer previamente um molde e dar-lhe outro tipo de dedicação”, descreve Márcia. As máscaras podem ainda ser personalizadas no que toca à pintura, alusiva a outros temas.
Em média uma máscara personalizada pode levar cerca de três semanas a criar, como foi o caso das máscaras dos rostos do marido e da filha da artista. “Consigo trabalhar apenas nos períodos livres, normalmente à noite, depois de deitar a minha filha”, explica Márcia Silva.
Cada Invertida é acompanhada de um texto específico, de autoria de Denisa Sousa, do projeto Cyrano, que contribui para complementar a personalidade de cada uma das máscaras. Há ainda recriações de máscaras primitivas e tribais que, com os motivos dos Lenços, tornam-se peças de excecional beleza, com valores que vão dos 25 a 30 euros, até aos 100 euros, em caso de personalização.
“Fiquei realmente surpreendido com as Invertidas, porque é um produto que se diferencia de quaisquer outros pelo próprio conceito do projeto”, começou por referir o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela. “Daquilo que percebemos é que não há limites para o uso dos motivos dos Lenços de Namorados. Servem para tudo e ficam sempre bem, até servem para decorar ruas!”, acrescentou o autarca que ficou a admirar as máscaras da artista plástica, finalizando com votos de muita sorte: “O sucesso da marca depende muito do sucesso dos nossos parceiros”.
A coleção de máscaras ‘As Invertidas’ é constituída sobretudo por peças únicas, a maioria de rostos humanos de amigos e familiares da artista, alguns dos quais marcaram presença nesta sessão. Márcia Silva salientou que “são esses os trabalhos que mais gozo dão fazer”. Para encomendas deve abordar-se diretamente a artista plástica, através do Facebook: marcia.silva.524381 onde constam as formas de contacto.
As máscaras apresentadas já se encontram à venda no espaço físico Namorar Portugal, em Vila Verde.
Vila Verde, Onde o Amor Acontece