page up
voltar ao topo
Inspiração
Centro de Dinamização Artesanal

Espaço de promoção do património 'Lenços de Namorados', de dinamização das indústrias tradicionais e das atividades dos artesãos, o Centro de Dinamização Artesanal nasce das “fundações” da cooperativa Aliança Artesanal, para transformar-se num local de visita obrigatória para quem procura autenticidade, emoção e conhecimento.

A renovação do espaço arquitetónico onde funciona a cooperativa Aliança Artesanal - Centro de Dinamização Artesanal afigurou-se como uma oportunidade singular para potenciar uma tradição secular. Mantendo peças de valor cultural e salvaguardando a tradição do saber-fazer, também essa insubstituível, promove a coleção disponibilizando peças históricas originais e também as peças em fabrico atual. Essa renovação passou pela melhoria das instalações e das atividades nelas desenvolvidas e cumpre os objetivos a preservação, valorização e divulgação do património existente, refrescando o interesse de vilaverdenses e visitantes por este vasto e rico património.

O Centro de Dinamização Artesanal incide a sua atividade na promoção  social, cultural e económica no concelho, designadamente ao nível da preservação e difusão do património cultural, da dinamização das indústrias tradicionais e das atividades dos artesãos e na preservação das estruturas sociais.

Hoje, a estrtura assume-se como mais um argumento de peso para projetar o concelho a médio e a longo prazo, nomeadamente despoletando atitudes empreendedoras que contribuam para a transformação dos recursos em atrativos turísticos.

 

Centro de Dinamização Artesanal de Vila Verde

Vista exterior

 

 

Vista Interior

 

 

Espaço Namorar Portugal

Inaugurado a 31 de Janeiro de 2015, o Espaço Namorar Portugal é a primeira loja física de produtos Namorar Portugal,  um ponto de venda e de exposição de Lenços de Namorados e artigos derivados. Para conhecer de forma mais personalizada o Espaço Namorar Portugal clique aqui.

np0

np1

 

 

love

 

Aliança Artesanal, Cooperativa de Interesse Público e Responsabilidade Lda.

Criada no ano de 1988 a Cooperativa Aliança Artesanal, sedeada no concelho de Vila Verde tem como objetivos:

  • Apoiar as iniciativas de artesãos individuais, dos centros ou cooperativas de artesanato, na perspetiva de preservação do valor cultural e patrimonial do artesanato de qualidade e, dessa forma, criar condições para apoiar o aumento do rendimento familiar ou criação de novos postos de trabalho; promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres;
  • Comercializar no País ou para exportação, o artesanato de qualidade produzido nos centros, cooperativas e de artesãos isolados;
  • Participar na divulgação, no País e no estrangeiro, das diversas formas dessa cultura e de produção artística de alta qualidade.

lenço

Desenvolve um trabalho de ligação à terra, no duplo sentido de recurso e território de pertença. Define o trabalho de ligação à terra como a adesão a um espaço próprio, a uma paisagem traçada pelo rio, a serra, o vale, e que por isso mesmo se estende até onde a paisagem aglutina, o vale do Cávado e o vale do Ave.

É esta valorização do espaço social rural que confere sentido à intervenção da Aliança Artesanal no artesanato. É na combinação entre a pequena agricultura familiar e as "pequenas artes e artistas da aldeia" que radica a condição da sua persistência.

Os esforços de divulgação dos Lenços que a Cooperativa tem encetado e um intenso trabalho institucional, que envolve o Município de Vila Verde, têm contribuído para o reconhecimento, para lá dos limites da região, da ligação estreita existente entre o concelho de Vila Verde e os Lenços de Namorados. Por outro lado, a sua apetência turística é um facto, materializado na atração a Vila Verde de um público interessado e economicamente significativo.

love