page up
voltar ao topo
Notícias
V Concurso de Acessórios de Moda: inscrições até 23 de janeiro
Janeiro 16, 2015

As inscrições para a V edição do Concurso de Acessórios de Moda ‘Lenços de Namorados, Escritas de Amor’, organizada pelo Município de Vila Verde e pela Cooperativa Aliança Artesanal, estão a decorrer, até 23 de janeiro. O desfile realiza-se a 28 de Fevereiro, na fase final da programação turístico-cultural ‘Fevereiro, Mês do Romance’, em Vila Verde.

Até 23 de janeiro, designers e estilistas nacionais podem inscrever-se e submeter o projeto de acessórios de moda, inspirados em Lenços de Namorados, Escritas de Amor, através do formulário online no site www.namorarportugal.pt, ou entregá-lo em envelope fechado na sede da Cooperativa Aliança Artesanal, na Rua Dr. Bernardo Brito Ferreira, em Vila Verde. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis para consultada e download no site oficial da iniciativa.

Após esta fase, os trabalhos selecionados devem ser entregues na Cooperatia Aliança Artesanal até 20 de fevereiro e no dia 28 vão ser desfilados, no último grande evento da programação 2015, que este ano só termina nos primeiros dias de março.

A iniciativa é do Município de Vila Verde e pretende promover os Lenços de Namorados, como elemento de arte e tradição local, desafiando criativos a conceber peças contemporâneas, inspirados neste ícone do artesanato, com origem no século XVIII.

No ano passado o concurso foi vencido pela proposta da Escola Profissional de Felgueiras, através de um conjunto dedicado à maternidade, de carrinho de bebé vintage, saco e necessaire.

Na primeira edição, Marta Chambel, a professora que dedica as horas vagas ao artesanato, venceu com um conjunto de gorro e cachecol tricotados à mão. No segundo ano do concurso, Marta ficou em segundo lugar, com uma sombrinha bordada à mão, que tornou-se uma peça icónica do Mês do Romance. Atualmente, Marta Chambel é uma das promotoras da marca Namorar Portugal, tendo em 2014 lançado a linha de acessórios, com t-shirts personalizadas, sacos bordados, cachecóis e gorros tricotados. Este ano – e após inúmeros pedidos - vai apresentar a linha de guarda-chuvas e sombrinhas bordados, destinados a ocasiões especiais, como casamentos.

Este é um caso de sucesso, de um talento que brotou deste Concurso Internacional de Acessórios de Moda.

O V Concurso Internacional de Acessórios de Moda vai realizar-se na Quinta de Sara, em Sabariz, às 21:30 e tem entrada livre.

 

 

Flávia Peixoto | FPXTCOM
Janeiro 16, 2015