page up
voltar ao topo
Notícias
Presidente do Parlamento Europeu encanta-se com tradição de Lenços de Namorados
Março 07, 2014

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, recebeu um ‘Lenço da Europa’ entregue pessoalmente pela comitiva vilaverdense que se encontra em Bruxelas, mostrando-se ‘enamorado’ desta rica tradição minhota, a ponto de ter prometido uma visita a Vila Verde para conhecer a terra ‘onde o Amor Acontece’.

Esta foi mais uma etapa crucial cumprida na missão definida pela comitiva vilaverdense, composta por representantes do Município de Vila Verde e da Aliança Artesanal na capital da Europa, com a finalidade de promover a tradição dos Lenços de Namorados e divulgar o projeto Namorar Portugal.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz recebeu um Lenço da Europa, o Lenço de Namorados especialmente desenhado e bordado pelas bordadeiras da Aliança Artesanal, para ser oferecido às mais altas individualidades do poder político europeu.

O dirigente alemão mostrou-se especialmente entusiasmado com o projeto: “Estou impressionado com o conceito deste projeto, alicerçado numa bela tradição e que mostra uma relevância extraordinária para o fomento e criação de emprego e gerador do desenvolvimento sustentado da economia local”.

A curiosidade do dirigente máximo europeu levou-o a prometer uma visita a Vila Verde: “na minha próxima visita a Portugal terei todo o gosto de passar por Vila Verde e conhecer mais aprofundadamente esta tradição. Tenho a certeza que o Centro de Dinamização Artesanal será o resultado mais visível deste investimento, concretizado com fundos europeus, mas que é cimentado por um conceito mais complexo e rico, como estes Lenços revelam”.

Esta foi mais uma ação desencadeada em três dias que a delegação de Vila Verde concretizou em Bruxelas, junto dos principais organismos europeus e com a cooperação do Eurodeputado português e representante do Minho, José Manuel Fernandes.

Outras das ações de charme e promoção da marca territorial Namorar Portugal aconteceu na Livraria portuguesa e galega, Orpheu, muito frequentada pela comunidade portuguesa radicada na capital belga. Através de um workshop orientado por duas das mais experientes bordadeiras da cooperativa Aliança Artesanal, ensinou-se a Arte de Bordar Lenços de Namorados, e foram apresentados os produtos atualmente no mercado com a marca Namorar Portugal, uma ação que se revelou um sucesso, à semelhança da que havia acontecido no Parlamento Europeu.

Esta missão da delegação de Vila Verde por Bruxelas insere-se na estratégia de internacionalização da marca Namorar Portugal, integrada no projeto ‘Centro de Dinamização Artesanal - Aliança Artesanal’, aprovado pelo EEC Provere Minho IN, do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com um investimento de 663.028,80 e comparticipado a 80 por cento.