page up
voltar ao topo
Notícias
Felgueiras volta a vencer concurso de acessórios, com vilaverdense e espanhóis a completarem o pódio
Março 02, 2014

Rute, Sónia e Daniela, da Escola Profissional de Felgueiras arrecadaram o 1º prémio do Concurso de Acessórios de Moda ‘Lenços de Namorados, Escritas de Amor’ com um conjunto para bebé e para os pais. O pódio ficou completo com uma deslumbrante capa do vilaverdense Orlando Ventura e com a carteira em forma de coração de Ramiro Gendra e Paula Mosquera, da EASD Mestre Mateo, de Espanha.

Foram 44 os acessórios a concurso que desfilaram na passerelle da Quinta de Sara, em Sabariz, a maioria de concorrentes a título individual. O público deslumbrou-se com as propostas que revelaram uma explosão de criatividade quando o mote é ‘Lenços de Namorados, Escritas de Amor’. Bijuterias, joias, bolsas, calçado, cintos, mas também guarda-chuvas, chapéus e até carrinhos para bebé e de golf disputaram os prémios.

O júri desta edição não teve tarefa fácil. Composto por Maria José Abreu, professora auxiliar do Departamento Têxtil da Universidade do Minho, por Andreia Martins, representante da marca Marco Cruz Joalheiro e por Daniela Bastos, em representação de Carlos Bastos, empresário e proprietário do Bazar, Outlet e da Sevenseas, em Braga, deixou-se encantar pelas propostas de três alunas do 11º ano da Escola Profissional de Felgueiras, instituição de ensino que repete o triunfo do ano passado.

“Até agora não tinham aparecido grandes acessórios para bebés e alinhamos em fazer um berço, que tanto dá para bebé como para adulto”, declarou no final uma das três vencedoras, Rute Marlene.

O trabalho, composto por três peças, destacou-se pelo pormenor e arrojo do design, sobressaindo a peça maior, um berço com rodas de estilo vintage, que dá para passear na via pública. O conjunto é ainda composto por bolsa e necessaire para transporte de produtos de cuidados para o bebé.

“Estávamos na esperança de haver um prémio para o nossa Escola e o 1º primeiro foi logo para nós! Estamos muito felizes”, reagiu Rute, que não esqueceu ainda a professora que deu um ‘empurrão’ à ideia: “Fomos incentivadas pela nossa professora da área da produção, professora Nani”

As alunas foram as últimas a subir ao palco para receber o cheque do patrocinador do prémio, a Caixa de Crédito Agrícola de Vila Verde. Antes disso, já o vilaverdense, Orlando Ventura tinha sido alvo dos flahs da imprensa e recebido da Masterlevel, de Vila de Prado, o seu prémio, pela capa delicadamente bordada que apresentou, com um original chapéu. Os primeiros a subir ao palco e a serem premiados, pela Fotofelicidade, foi a dupla da EASD Mestre Mateo, Ramiro Gendra e Paula Mosquera, que apresentaram uma bolsa em forma de coração, tornando-se os primeiros espanhóis premiados neste concurso de acessórios.

O presidente do município de Vila Verde acompanhou então os vencedores no palco fazendo um balanço deste quarto concurso e de toda a programação 2014: “Temos uma marca que é do nosso território mas que hoje rasga horizontes.”

Aludindo á internacionalização de Namorar Portugal, Dr. António Vilela fez menção às empresas que estão a levar longe a marca: “Promotores já estão a colocar produtos em França, Suíça, Estados Unidos e Brasil, alguns dois dias após terem apresentado os seus produtos”.

Os Lenços de Namorados são um sucesso no estrangeiro, através dos produtos que os reinterpretam. O presidente do Município de Vila Verde salientou as “exposições em Hong Kong e os pedidos da China!”.

“Os Lenços de Namorados já atravessaram as fronteiras do Minho e de Portugal, atravessando mares e estão a conquistar novos mercados”, concluiu o presisdnete do executivo municipal vilaverdense.

Este evento contou ainda com o desfile de produtos que este ano foram lançados com a chancela Namorar Portugal como os sapatos e luvas da R.Stivali, as bolsas da Footnote, os acessórios de Marta Chambel e as joias de Marco Cruz Joalheiro, e ainda uma revisitação aos coordenados premiados na noite de 14 de fevereiro, na gala Namorar Portugal.

O IV Desfile de Acessórios de Moda ‘Lenços de Namorados, Escritas de Amor’, foi ainda musicalmente animado por talentos da terra, como a jovem banda Anacrónica Combo, a celestial voz de Cristiana Silva e o versátil Hugo Magalhães, este a fechar o evento, já depois de os vencedores serem conhecidos. Outro momento que maravilhou a plateia foi a demonstração do Grupo de ginástica Acrobática da Escola Monsenhor Elísio Araújo, acompanhado pela voz de Ana Carolina Peixoto, para muitos uma surpresa.