page up
voltar ao topo
Notícias
Miguel Ribeiro vence XI Concurso Int. Criadores de Moda 'Lenços de Namorados: Escritas de Amor'
Fevereiro 17, 2014

Foi uma noite memorável a que se viveu em Vila Verde, com a gala Namorar Portugal desta sexta-feira, 14 de fevereiro. Saiu consagrado Miguel Ribeiro com uma extraordinária criação inspirada em ‘Lenços de Namorados: Escritas de Amor’. O curso de moda dedicado a jovens criadores exibiu um notável nível de criatividade e rigor técnico, a ponto de a presidente do júri, Eduarda Abbondanza, diretora da Moda Lisboa, ter convidado uma das jovens participantes a desfilar no seu certame.

Miguel Ribeiro, natural de Vila Verde (freguesia de Soutelo) e estudante do curso de Técnico de Design de Moda da ATAHCA, teve uma explosão de alegria e literalmente invadiu o palco, seguido por colegas da formação, para receber e festejar o primeiro prémio do XI Concurso Internacional de Criadores de Moda, atribuído pelo Município de Vila Verde.

“Isto é a recompensa pelo tremendo esforço que fiz. A moda em Vila Verde acontece, há criatividade e valores, este concurso é uma ótima plataforma de estímulo e lançamento, só precisamos de ser apoiados e darem-nos condições para crescer” referiu Miguel Ribeiro, em reação ao seu triunfo.

A proposta do jovem vilaverdense surpreendeu pela versatilidade, elegância e o detalhe técnico, ao apresentar um vestido adaptável à noite e ao dia, através da ‘desaplicação’ da parte mais longa do conjunto. De inspiração vintage, com um toque de contemporaneidade, a peça é muito romântica, feminina e com uma silhueta bastante elegante, totalmente inspirada nos Lenços de namorados.

primeiro

Mais seis prémios foram distribuídos. Em segundo ficou Leonor Batista Nunes com uma proposta artística arrojada e pueril, com uma silhueta volumosa, juvenil, mas muito feminina, destacando-se pela mistura dos materiais e os apontamentos dourados sobre o branco total, um coordenado desfilado pela apresentadora do Porto Canal, Maria cerqueira Gomes. O prémio que recebeu foi oferecido pela Caixa de crédito Agrícola de Vila Verde.

segundo

O terceiro posto ficou para Vera Gomes, outra concorrente individual, que apresentou um delicado vestido em veludo prata com motivos dos lenços de namorados em rosa claro, destacando-se os acessórios em rosa, como as socas em malha do mesmo tom dos motivos do vestido, para uma mulher ultra feminina, romântica e sonhadora. Vera recebeu das mãos do presidente da ACB, Domingos Macedo Barbosa, o prémio que conquistou.

terceiro

O Instituto Português do Desporto e da Juventude atribuiu o prémio Jovem Revelação ao estudante da EASD Mestre Mateo (Santiago de Compostela), Brais Albor Rodríguez, que apresentou um coordenado de corte clássico, minimalista, em branco total, mas com detalhes de irreverência, como uns óculos de massa. Composto por capa e saia longa abaixo do joelho, revela apontamentos de motivos e dizeres de lenços de namorados em azul elétrico e algum vermelho, desfilado pela manequim Débora Montenegro.

jovem revelação

A belíssima Débora Monteiro passou a escolha do Público, que recaiu sobre a artesã vilaverdense, Maria do Céu Cunha (Teciborda), com um elegante e sexy vestido negro com apontamentos bordados e uma bandolete que caiu na perfeição no corpo da atriz. O público adorou o detalhe de a capa presa à cintura, ser amovível e o DVM Group, empresa também sedeado em Vila Verde, atribuí-lhe o prémio.

publico

No concelho ficou também o prémio Impacto Visual, atribuído pela empresa de fotografia e audiovisual FotoFelicidade, ao premiar o também vilaverdense, Orlando Ventura (natural de Pico de Regalados), pela sua proposta de silhueta longilínea e feminina de vestido de noiva com aplicações brilhantes rubras de motivos dos Lenços de Namorados.

impacto visual

O prémio batizado pelo patrocinador, BMCar, consagrou a proposta mais irreverente de todas, pelo material utilizado (couro vermelho e branco), pelo corte que definiu formas rígidas, porém jovens e dinâmicas da saia e do top e pelos acessórios a fazer pendant (sapatos e carteira). As autorias, Elsa Azevedo e Cláudia Ferreira, concorreram pela Escola profissional de Felgueiras, que no ano anterior vencera o III Concurso de Acessórios de Moda.

BMCar

Para muitos este foi o melhor prémio da noite. A diretora da Moda Lisboa, Eduarda Abbondanza subiu ao palco para convidar Carolina Bragueira Barroso, da escola de Moda de Lisboa, a desfilar as suas propostas na próxima edição da Moda Lisboa, uma proposta que deizou a jovem extasiada. Carolina apresentou ao concurso um vestido de saliente volume, com um complexo drapeado numa alegoria à paixão que irriga o coração.

Moda Lisboa

Esta foi uma edição muito particular do concurso, por ter sido a que mais prémios atribuíu a talentos de Vila Verde e a que mais prémios entregou a concorrentes a título individual, na gala Namorar Portugal que mais assistência teve, com mais de 500 pessoas a assistirem a um espetáculo que se prolongou até perto das duas da manhã.

A Gala Namorar Portugal integra o projeto ‘Centro de Dinamização Artesanal- Aliança Artesanal’, aprovado pelo EEC Provere Minho IN, do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com um investimento de 663.028,80 e comparticipado a 80 por cento.