page up
voltar ao topo
Notícias
1º Lenço de Namorados Interativo apresentado no Mês do Romance
Fevereiro 11, 2014

A Casa do Conhecimento desenvolveu com a ARTICA, empresa de tecnologia sedeada em Lisboa, uma solução que, aplicada a objetos de diferentes naturezas e em diferentes escalas, permite interagir com eles, através de estímulos, manifestando-se reagindo com luzes LED previamente aplicada. A apresentação da tecnologia aconteceu no âmbito do Mês do Romance e surgiu através de um Lenço de Namorados.

 

Um Lenço de Namorados Interativo foi apresentado na Biblioteca Municipal, como resultado de um workshop desenvolvido em parceria com a ARTICA. Mantendo todas as características tradicionais do Lenço, foi possível criar um artefacto capaz de reagir a estímulos externos como o movimento, o som, a pressão, a ausência de luz e o sopro, emitindo sons e iluminando determinados pormenores do Lenço com diferentes cores e intensidades.

 

Pegar num elemento emblemático do nosso património e torná-lo interativo foi uma mais-valia que poderá ser aproveitada para outros suportes. Esta será também uma maneira de atingir novos públicos, nomeadamente, os mais jovens, sempre muito recetivos à inovação tecnológica e a novas formas de utilização dos conteúdos digitais em diferentes contextos.