page up
voltar ao topo
Notícias
Natureza, arte e muito amor para fechar com chave de ouro a programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’ 2020
Março 02, 2020

A programação mais romântica do país terminou como começou, com muito amor! Esse sentimento mágico foi celebrado ao longo de 37 dias consecutivos, 25 de janeiro a 1 de março, em mais de 100 iniciativas inspiradas nos motivos dos Lenços de Namorados, durante ‘Fevereiro, Mês do Romance’, como lembrou a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde. Júlia Fernandes faz um balanço muito positivo de uma programação “com atividades para todos os gostos” em que se falou de “amor, afeto e carinho”, mas que também permitiu “divulgar e promover o talento e o trabalho das nossas gentes”. Muitas das iniciativas tiveram lugar em Vila Verde, onde o amor acontece! No entanto, o concelho foi apenas o epicentro de uma onda que alastrou pelo país com o intuito de divulgar a cultura, promover o território, dinamizar a economia e disseminar mensagens de amor.

O último dia, 1 de março, começou bem cedo para os amantes da natureza e aventura, com o Trilho Fojo do Lobo. Ainda de manhã, o colorido das flores invadiu o Espaço Namorar Portugal para o Workshop de Arte Floral, da Vila Verde em Flor. Da parte da tarde, foi a vez de Rosa Araújo conduzir o Workshop de Pintura. Ao longo de todo o dia, o ‘Cantinho das Noivas’ esteve de portas abertas, com as propostas ideais para os casais apaixonados que vão dar o nó em breve. O Concerto de Encerramento do Mês do Romance, com a participação de Elsa Vitória Meneses e Enric Roda Beltran, fechou a programação com chave de ouro.

Chuva não afastou aventureiros

O dia nasceu cinzento varrido com alguma chuva à mistura, mas isso não demoveu os aventureiros que palmilharam o Trilho Fojo do Lobo. A iniciativa levou os participantes aos mais belos locais da zona montanhosa do concelho de Vila Verde, com as freguesias de Aboim da Nóbrega e Gondomar como cenário idílico para uma caminhada matinal. O Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega foi o ponto de encontro, pelas 8h30 da manhã. Entre cascatas e moinhos, fauna e flora local, os aventureiros passaram por locais de beleza única, durante mais de 4 horas de percurso, que incluiu o antigo fojo do lobo, outrora utilizado pelas populações para se defenderem deste predador. A iniciativa foi promovida pelo Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega e pela ATAHCA.

Pintura e Arte Floral

O domingo ficou ainda marcado por dois workshops no Espaço Namorar Portugal, que recebeu ao longo de toda a programação várias pessoas interessadas em aprender as técnicas que estão na origem da criação dos produtos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados. Também para quem gosta de natureza, mas mais propriamente de flores, um aroma primaveril invadiu o Espaço Namorar Portugal durante o Workshop de Arte Floral, promovido pela Vila Verde em Flor. O colorido das flores invadiu a mesa e os participantes puderam aprender a fazer arranjos e ramos criativos, ideais para decoração ou para oferecer a alguém especial.

Historicamente, a cerâmica foi o segundo material (a seguir ao pano de linho) a receber os motivos dos Lenços de Namorados que hoje são transpostos para os mais diversos produtos e materiais. Ontem, regressou-se ao passado com o Workshop de Pintura conduzido por Rosa Araújo. Corações, pássaros, flores, mensagens de amor e afeto... Munidos de tintas e pincéis, os participantes deram largas à imaginação e coloriram pequenas tigelas e azulejos num hino à genuína tradição do Minho.

Uma ode ao amor

Numa tarde chuvosa, o ambiente era de calor e aconchego no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde, com o Concerto de Encerramento do Mês do Romance. A soprano vilaverdense Elsa Vitória Meneses regressou a casa para um espetáculo memorável em que foi acompanhada ao piano por Enric Roda Beltran. A beleza dos acordes juntou-se a uma voz magistral para o recital de piano e canto ‘Escrito em Amor’, que falou de amor em várias línguas, envolveu por completo a plateia e revelou-se uma verdadeira ode a esse sentimento que “se rege por razões que a própria razão desconhece”.

Durante todo o dia, o Cantinho das Noivas recebeu os casais apaixonados, na Aliança Artesanal, em Vila Verde. Dos convites às lembranças, passando pelos sapatos, vestido, bolo ou livros de honra, entre outros, os promotores Namorar Portugal ajudaram os visitantes a encontrar tudo o que precisam para um casamento de sonho com os produtos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados.