page up
voltar ao topo
Notícias
Aliança Artesanal ensinou a bordar, Raquel Araújo apresentou produtos para decorar e aromatizar o lar
Fevereiro 18, 2020

O Espaço Namorar Portugal, em Vila Verde, continua a receber inúmeras iniciativas da programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’. No dia 17 de fevereiro, o workshop dirigido pelas bordadeiras da Aliança Artesanal mostrou que a tradição continua viva com os bordados dos motivos dos Lenços de Namorados. Hoje, 18 de fevereiro, a ‘Nuvem Doce’, de Raquel Araújo, trouxe ao espaço os aromas do gesso perfumado, uma nova parceria com a marca Namorar Portugal com produtos para aromatizar e decorar o lar.

As bordadeiras da Aliança Artesanal dedicam-se diariamente, há anos a fio, a preservar, valorizar e recriar a herança cultural que nos foi legada pelos antepassados. Durante a manhã de ontem, as guardiãs deste tesouro imaterial estiveram a ensinar ao público os pontos, segredos e truques que estão na origem dos bordados com os motivos dos Lenços de Namorados. Pelas mãos delas, esse pano branco de linho, adornado com linhas coloridas, imagens e mensagens de amor, atravessou os séculos e continua 'vivo'.

Já a marca Namorar Portugal não para de crescer. Raquel Araújo, da Nuvem Doce, é a mais recente parceira da marca territorial do Município de Vila Verde e apresentou uma linha de produtos para o lar. Após dirigir dois workshops, a talentosa criadora deu a conhecer uma coleção de trabalhos em gesso perfumado em que não faltaram símbolos do amor como a andorinha, o Santo António (padroeiro dos namorados) e os corações.

Raquel Araújo explicou que os artigos podem desempenhar uma dupla função. “O gesso perfumado é uma peça que dá para decorar a casa e ao mesmo tempo aromatizar. É muito simples de fazer, basta colocar o gesso com água e adicionar o aroma que mais gostamos”, revelou.

O aroma fica nas peças durante dois meses, mas podem continuar a ser utilizadas, poupando a carteira e o meio ambiente. “A magia do gesso perfumado e o que me atrai neste produto é que, apesar de passado algum tempo o cheiro evaporar, podemos reutilizá-lo, borrifando novamente com um perfume, um aroma ou um óleo essencial para que a peça ganhe vida novamente”, concluiu.

A vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, fez questão de referir que “além da beleza do produto, também se sente o aroma quando se entra aqui no Espaço Namorar Portugal”, acrescentando que Raquel Araújo é uma artista que se “adapta a toda a envolvência romântica deste período que se vive em Vila Verde”.

Júlia Fernandes falou de um “excelente produto, que inspira as pessoas para pequenas prendas, lembranças e miminhos que também são precisos nesta altura e durante todo o ano”. Para o futuro, a vereadora deseja que “seja muito bem acolhido pelo público e tenha o sucesso que merece”.