page up
voltar ao topo
Notícias
Desfile de moda com mensagem ecológica e dois workshops a encerrar a Semana do Amor
Fevereiro 17, 2020

 

A Semana do Amor da programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’ encerrou com muito talento, em Vila Verde, onde o amor acontece! O Espaço Namorar Portugal recebeu, ontem (16 de fevereiro), dois workshops em que pontuaram as bonecas de Aguinalda Conduto e o design de Sylvie Castro. Ao final da tarde, a Escola Secundária de Vila Verde respirou amor com o desfile de moda ‘School in Love’, que incluiu outras manifestações artísticas (multimédia, dramatização e música), todas com uma forte mensagem de ecologia e preservação ambiental. No centro da vila, decorreu a Feira de Velharias e Colecionismo, uma oportunidade para excelentes negócios em que impera também a sustentabilidade através da reutilização de objetos.

A marca Namorar Portugal não conhece fronteiras e ganha cada vez mais adeptos um pouco por todo o país. Aguinalda Conduto veio de Setúbal até Vila Verde para colorir a manhã com um workshop em que arte e amor se entrelaçaram. O resultado foi casa cheia no Espaço Namorar Portugal para os participantes aprenderem a criar as encantadoras bonecas Rositas, feitas com cabaças naturais e biscuit, inspiradas nos motivos dos Lenços de Namorados.

Sylvie Castro estreou-se este ano nas andanças do Mês do Romance e não perdeu tempo a partilhar com o público o seu talento. Durante a tarde, a designer que tem dado cartas no mundo da joalharia dirigiu um workshop em que predominaram as cores, desenhos e dizeres dos Lenços de Namorados, que fez as delícias de miúdos e graúdos. Mas a criadora não foi a única artista presente no Espaço Namorar Portugal, o seu rebento parece ter-lhe herdado a veia artística e agraciou a tarde dos participantes com belas melodias ao trombone.

Ao final da tarde, brilharam os jovens talentos da Escola Secundária de Vila Verde. O amor falou mais alto no desfile de moda ‘School in Love’, que, este ano, passou uma forte mensagem de ecologia e preservação do meio ambiente. O espetáculo multimédia, a dramatização e a música ao vivo ajudaram a enriquecer o evento e a fortalecer a vertente de consciencialização ambiental.

Com decoração a rigor, o amor pelo planeta foi o tónico para um desfile que levou à passerelle propostas do comércio local e do multi-premiado estilista Orlando Ventura, bem como o coordenado que recentemente valeu à Escola Secundária de Vila Verde o 2º lugar no XVII Concurso Internacional de Criadores de Moda. Beleza e elegância caminharam lado a lado com mensagens de sustentabilidade e, uma vez mais, a tradição foi transportada para a modernidade com um tema tão premente e atual que ganhou ainda mais encanto com os sentimentos e afetos dos motivos dos Lenços de Namorados, ícone cultural identitário do concelho e do país.