page up
voltar ao topo
Notícias
Cátia Rascão despontou cintilante entre a constelação da Gala Namorar Portugal 2020
Fevereiro 15, 2020

A noite de namorados mais romântica do país foi em Vila Verde, onde o amor acontece!

 

Centenas de casais apaixonados palmilharam a passadeira vermelha que dava entrada para uma noite mágica. Da decoração ao jantar romântico, passando pelos espetáculos de música ao vivo, espetáculo multimédia e desfile de moda, estava tudo preparado para um verdadeiro hino ao amor. Ana Rita Clara, Isabela Valadeiro, Joana Freitas, Isaac Alfaiate, Olavo Bilac e Gabriela Couto foram as estrelas nacionais da moda, música e televisão que ajudaram a abrilhantar a Gala Namorar Portugal 2020, que contou também com a participação do Grupo Folclórico e da Academia de Música de Vila Verde. A iniciativa rainha da vasta e apaixonante programação 'Fevereiro, Mês do Romance' decorreu ontem, 14 de fevereiro, organizada pelo Município de Vila Verde com o apoio da Aliança Artesanal. O ponto mais alto da noite foi o XVII Concurso Internacional de Criadores de Moda, em que o primeiro prémio foi para Leiria. ‘Ao teu lado’ é o nome do coordenado vencedor, da autoria de Cátia Rascão, inspirado nos motivos dos Lenços de Namorados e num clássico dos anos 50: saia midi, blusa de bainha aberta e sapatilhas. A Escola Secundária de Vila Verde conquistou o segundo e Paula Neves o terceiro de um total de 10 prémios atribuídos (ver lista abaixo).

Os aperitivos chegaram ao som dos acordes afinados da Academia de Música de Vila Verde, que contou com a voz da artista jazz Gabriela Couto. Um registo intimista carregado de sentimento e emoção para começar em beleza a gala mais romântica do país. De seguida, subiu ao palco o Grupo Folclórico de Vila Verde. ‘Bordar com Amor’ foi o nome da performance que levou o público numa viagem à (re)descoberta da herança cultural vilaverdense, com enfoque no pano de linho branco, onde as mulheres minhotas em idade ‘casadoira’ bordavam com linhas coloridas os sentimentos que lhes inundavam o peito, apresentando-o como prova de amor e pedido de namoro. Assim nasceram os famosos Lenços de Namorados que atravessaram os séculos e se apresentam na modernidade como um ícone identitário da região e do país.

Estrelas nacionais em Vila Verde

Tempo ainda para um eletrizante espetáculo multimédia, antes do desfile dos 71 coordenados (vindos de vários pontos do país e alguns do estrangeiro) que integraram o XVII Concurso Internacional de Criadores de Moda. A apresentação ficou a cargo de uma cara sobejamente conhecida no panorama nacional da televisão. Com uma presença elegante e uma simpatia contagiante, Ana Rita Clara não deixou créditos por mãos alheias e mostrou sob as luzes dos holofotes os predicados de uma comunicadora nata. Na passerelle, os vencedores do Casting Namorar Portugal desfilaram ao lado de estrelas como Isabela Valadeiro, Joana Freitas e Isaac Alfaiate, uma constelação que ajudou a abrilhantar a noite.

Depois, o público ficou a conhecer as propostas dos estilistas consagrados, profissionais de renome nacional e internacional. Nuno Gama, Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Natália Mil-Homens Pereira, Rafael Freitas e Luís Carvalho apresentaram propostas modernas e arrojadas inspiradas nos motivos dos Lenços de Namorados, numa ligação sublime entre tradição e modernidade. Enquanto o júri desempenhava a ingrata tarefa de escolher as melhores propostas entre dezenas de coordenados deslumbrantes, Olavo Bilac pôs a sala a cantar. Com uma energia ímpar e a boa-disposição que lhe é característica, o antigo vocalista dos Resistência e Santos e Pecadores trouxe a sua voz rouca a Vila Verde para um espetáculo musical que ajudou a animar ainda mais a noite.

Bordado em ponto cruz no primeiro prémio

Entretanto, chegou a hora de conhecer os grandes vencedores da noite. Cátia Rascão impressionou o júri e conquistou o lugar mais alto do pódio, bem como um cheque de mil euros, reinventando um clássico dos anos 50: saia midi, blusa de bainha aberta e sapatilhas. Todos os elementos incorporam o ponto cruz, os desenhos e os versos dos famosos Lenços de Namorados, que remontam ao século XVIII. “Sinto-me bem, tranquila e muito feliz. É muito bom ver o trabalho reconhecido”, afirmou a criadora de Leiria, sem esconder que foi uma proposta muito trabalhosa e que envolveu até alguma aprendizagem. “Sim, fui eu que fiz tudo, da confeção das peças aos bordados à mão em ponto cruz”, revelou. ‘Ao teu lado’ foi o nome escolhido para um coordenado com um “look muito feminino” em tons de branco e vermelho, que irradiava amor e romance.

ESVV: Amor e sustentabilidade sob a forma de uma proposta de moda

O segundo prémio foi entregue à Escola Secundária de Vila Verde, que provou o enorme valor da ‘prata da casa’. Um vestido verde com bordado em tom dourado, com echarpe e sapatos a condizer. O estabelecimento de ensino foi representado pela professora Cláudia Gomes, responsável pelo Clube de Arte, que desenhou o coordenado, e pelo diretor, João Graça, que elaborou o conceito: amor e sustentabilidade. Além de aliar tradição e moda de forma harmoniosa, a proposta incorporou os cinco erres do meio ambiente (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar) procurando transmitir uma mensagem de sensibilização ambiental. João Graça sublinhou a “vontade da escola estar associada o ícone identitário do nosso concelho, os Lenços de Namorados, aliando-o ao conceito da sustentabilidade ambiental”.

“São defensores claros da nossa tradição”

O presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, não escondeu a satisfação com o sucesso de um evento que continua a fazer de Vila Verde um local de eleição para celebrar “o dia do amor, o 14 de fevereiro”. O edil agradeceu aos cerca de 70 parceiros que “espalham a marca Namorar Portugal pelo país e pelo mundo”; às bordadeiras da Aliança Artesanal “porque sem o trabalho delas não teríamos o ‘Mês do Romance’, nem um Dia dos Namorados com a força que tem hoje”; à plateia pela adesão em massa; aos patrocinadores pelo apoio e aos estilistas convidados por um trabalho “muito voluntarioso e de grande qualidade”. “Vimos a alegria com que pisam o palco, são defensores claros da nossa tradição. Fazem produtos únicos, alguns até confecionados no tear, que é uma coisa única, e estão de parabéns por contribuírem para a defesa do nosso património cultural”, afirmou, acrescentando que o evento é também uma montra de talento. Recordou o caso da manequim Bruna Silva, participante numa edição anterior do Casting Namorar Portugal, que representou Portugal numa competição à escala mundial.

“Uma noite mágica e muito glamorosa”

A vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, também sublinhou a importância do trabalho desenvolvido na Aliança Artesanal, de preservação e valorização de uma tradição que é também um símbolo de emancipação feminina. Em pelo século XVIII, eram as mulheres que davam o primeiro passo e declaravam o seu amor. Júlia Fernandes manifestou o seu contentamento por “uma noite mágica e muito glamorosa que se revelou também uma mostra de talentos”. “O ponto alto da noite foi o Concurso Internacional de Criadores de Moda, com propostas de grande qualidade e muitas escolas envolvidas. Correspondeu às expectativas, foram premiados coordenados belíssimos”, afirmou. Destaque também para ‘Fevereiro, Mês do Romance’, uma programação muito densa e intensa. “É assim que se vai consolidando uma marca e afirmando Vila Verde enquanto terra onde o amor acontece e dos Lenços de Namorados. Com estes eventos criamos notoriedade para o concelho e para o território”, concluiu.


Lista de Premiados

1º Prémio: Cátia Rascão

2º Prémio: Escola Secundária de Vila Verde

3º Prémio: Paula Neves (Atelier Horas a Fio)

Prémio do Público: Maria Conceição Silva

Prémio Jovem Revelação: Oriana Valentina Quinteiro (Escola Secundária Marques de Castilho – Agrupamento de Escolas de Águeda)

Prémio Nortempresa: Fernando Rei

Prémio Impacto Visual: Orlando Ventura

Prémio Delta: Mariana Martins (CEARTE)

Prémio BMCar: Sérgio Sá

Prémio Best Fit: Ana Sousa, Diana Ferreira, Diogo Ferreira, Carlos Carvalho e José Ferreira (Escola Profissional de Felgueiras)