page up
voltar ao topo
Notícias
Amor, elegância e glamour na Gala Namorar Portugal 2020
Fevereiro 12, 2020

Ana Rita Clara apresenta. Isaac Alfaiate, Isabela Valadeiro e Joana Freitas desfilam e Olavo Bilac dá música à noite mais romântica do país.

Vila Verde é a terra onde o amor acontece e onde o S. Valentim é comemorado de forma muito especial. Nesta noite romântica, a 14 de fevereiro, o Parque Industrial de Gême recebe centenas de casais enamorados e várias celebridades nacionais para uma noite repleta de magia, sentimento e glamour, a Gala Namorar Portugal. Jantar romântico, decoração a rigor, desfile de moda e espetáculos de música ao vivo… A iniciativa rainha da programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’ é organizada pelo Município de Vila Verde, com o apoio da Aliança Artesanal.

A conferência de apresentação do evento decorreu hoje, 12 de fevereiro, no Centro de Dinamização Artesanal – Aliança Artesanal, onde as bordadeiras continuam a preservar, valorizar e reinventar os motivos dos Lenços de Namorados, esta bela e antiga forma de arte que remonta ao século XVIII. Durante a sessão, foram revelados os nomes das estrelas do panorama nacional da moda, música e televisão que chegam a Vila Verde para ajudar a abrilhantar a noite. Ana Rita Clara, cara bem conhecida da televisão portuguesa, vai apresentar o evento que conta com a presença de Isaac Alfaiate, Isabela Valadeiro, Joana Freitas e do cantor Olavo Bilac, entre outros.

A vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, apresentou a programação para a noite de namorados mais romântica do país. A abertura está a cargo da orquestra da Academia de Música de Vila Verde, acompanhada pela artista jazz Gabriela Couto. De seguida, o Grupo Folclórico de Vila Verde vem apresentar ‘Histórias d’Amor’, numa ligação entre a tradição e modernidade que faz a ponte com o desfile de moda que se segue.

Concorrentes de todo o país e do estrangeiro

Um dos grandes destaques do serão é o XVII Concurso Internacional de Criadores de Moda, onde vão estar 73 coordenados a concurso, individuais e de escolas, vindos de vários pontos do país e até do estrangeiro, de França e Espanha. Todos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados. Os participantes vão ter a oportunidade de mostrar todo o seu talento no mundo da moda e ainda se habilitam a excelentes prémios, num total de três mil euros. As peças dos concorrentes vão desfilar na passerelle por modelos de renome nacional e pelos jovens vencedores do Casting Namorar Portugal.

No final, alguns dos estilistas mais conceituados em Portugal mostram as suas criações, com bordados à mão pelas talentosas bordadeiras da Aliança Artesanal. Nuno Gama, Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Natália Mil-Homens Pereira, Rafael Freitas e Luís Carvalho são os nomes reconhecidos que marcam presença.

A noite não termina antes da atuação de Olavo Bilac, a que se segue a entrega dos prémios aos vencedores, pelas 00h30. Júlia Fernandes agradeceu a todos os patrocinadores que apoiam o evento e afirmou que “estão criadas todas as condições para que este seja mais uma excelente gala e um momento de promoção do território e da marca Namorar Portugal”.

Evento âncora para o concelho

Por sua vez, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, afirmou que este é um evento âncora para o concelho. “Capta novos públicos e valoriza a imagem de Vila Verde a nível regional, nacional e internacional, de forma a criar atividade económica em volta de todo o processo dos Lenços de Namorados”, afirmou, parabenizando as bordadeiras da Aliança artesanal pelo “trabalho especial e determinante para manter a tradição viva”.

António Vilela sublinhou também a importância dos inúmeros parceiros que se juntam ao Município de Vila Verde para criar uma “programação intensa e bem organizada” que, além de dinamizar a economia, promover a cultura e divulgar turisticamente o território, serve também como montra para que os jovens possam expor todo o seu potencial.

Vila Verde pretende, assim, continuar a impor-se cada vez mais como terra do amor, que proporciona bons motivos para ser visitada, não só nesta época como durante todo o ano.