page up
voltar ao topo
Notícias
Música ao vivo, dança e Romance no Concerto de Gala Namorar Portugal 2019!
Fevereiro 24, 2019

A inebriante atmosfera de romance que paira sobre Vila Verde e se alastra pelo país e pelo mundo fica cada vez mais densa à medida que se desenrola a programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’. Se durante a semana o maior destaque vai, habitualmente, para a inovação e criatividade dos parceiros Namorar Portugal, os fins de semana são marcados pelos workshops temáticos e espetáculos culturais. O passado sábado, 23 de fevereiro, não foi exceção e o coração do Minho voltou a palpitar de forma galopante com o Concerto de Gala Namorar Portugal. A excelência da gastronomia, a decoração alusiva, a magia dos espetáculos de dança e música ao vivo… Centenas de pessoas rumaram à Quinta da Aldeia, em Gême, para um serão inesquecível num evento com a chancela de qualidade da Academia de Música de Vila Verde. Durante o dia, decorreram dois workshops. De manhã, a sede da Aliança Artesanal, em Vila Verde, recebeu o Workshop de Pintura em Loiça, dirigido pela artesã Rosa Araújo. De tarde, a Quelha Branca e a Socalcos do Bouro conduziram o Workshop de Compotas e Vinho Verde, na Quinta Vale do Homem, em Amares.

Ao serão, a Quinta da Aldeia, em Gême, juntou ao seu charme habitual uma decoração romântica e apaixonada e vestiu-se a preceito para a noite de gala que se seguiria. À atmosfera de romance que pairava no espaço somou-se a excelência da gastronomia para um evento extremamente apetecível, como provaram as centenas de pessoas presentes que ajudaram a criar uma bela moldura humana que deu ainda mais brilho à ocasião. Terminado o jantar, tempo para a arte e a cultura entrarem em cena. A Orquestra da Academia de Música de Vila Verde (AMVV) não deixou créditos por mãos alheias e voltou a mostrar os predicados que fazem da instituição vilaverdense uma das mais prestigiadas de toda a região. Um desfile de arte, já que aos talentosos músicos se juntaram as vozes irrepreensíveis do Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde (maestros Júlio Dias, Hugo Pereira e Sandra Azevedo), das sopranos Sandra Azevedo, Liliana Nogueira e Raquel Fernandes, do tenor João Gonçalves e do cantor Miguel Oliveira. Dirigidos pela batuta do maestro e diretor pedagógico da AMVV, Idílio Nunes. Pelo meio houve ainda tempo para um eletrizante espetáculo de dança.

A agenda diurna ficou marcada pelos Workshops Namorar Portugal, em que os parceiros da marca territorial do Município de Vila Verde continuam a partilhar as suas artes e conhecimentos com o público. Durante a manhã, a exímia criadora Rosa Araújo esteve na sede da Aliança Artesanal para ensinar alguns truques e técnicas de pintura em loiça. Um regresso às origens, já que, historicamente, a cerâmica foi o segundo material a receber os motivos dos Lenços de Namorados, depois do pano branco de linho, naturalmente. As sinergias entre parceiros Namorar Portugal continuam a dar frutos e bem saborosos, como se comprovou durante o período da tarde. Entre as deliciosas compotas da Quelha Branca e os vinhos de eleição da Socalcos do Bouro nasceu uma história de amor que gerou uma deliciosa tarde de laranja, cuja receita foi partilhada com todos os presentes. O 'Workshop de Compotas e Vinho Verde' decorreu no ambiente idílico e apaixonante da Quinta do Vale do Homem, em Amares.