page up
voltar ao topo
Notícias
Graça Santa Clara venceu o IX Concurso Internacional de Acessórios de Moda
Fevereiro 23, 2019

O glamour e elegância dos desfiles de moda continuam a trazer mais brilho aos serões da programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’, do Município de Vila Verde. Depois do imenso sucesso da Gala Namorar Portugal 2019, o IX Concurso Internacional de Acessórios de Moda voltou a proporcionar uma noite mágica e inesquecível. Propostas de moda inovadoras e arrojadas inspiradas nos motivos dos Lenços de Namorados, decoração a rigor, dança, música ao vivo e muito amor… Predicados que, ontem (22 de fevereiro), arrastaram um mar de gente à Quinta da Aldeia, em Gême, em mais uma iniciativa de entrada livre. Graça Santa Clara destacou-se entre as 52 propostas a concurso com uma gola removível adornada com os motivos dos Lenços de Namorados. Fernando Rei, com um saco de senhora, e Maria Eduarda Ribeiro (Cenatex), com uma capa, completaram o pódio. Ainda durante o dia de ontem, destaque também para o Workshop de Bordado que decorreu no Espaço Namorar Portugal, dirigido pela talentosa Céu Cunha, da Teciborda. Os parceiros da marca territorial do Município de Vila Verde continuam a partilhar com o público as suas artes e saberes. Entre agulhas, tesouras e linhas coloridas, foi em ambiente de boa disposição que as participantes aprenderam a bordar sentimentos e emoções num pano branco de linho.

 

O serão começou com dois momentos encantadores e ternurentos de música e dança protagonizados pelas crianças do Jardim de Infância do Pico de Regalados e pelos elementos da The Nee’d For, uma associação para crianças com necessidades especiais. Seguiu-se o desfile das peças concurso e enquanto o júri deliberava houve tempo para abrilhantar ainda mais o evento com a magia dos espetáculos de música ao vivo. Apesar da juventude, os ‘Twenty Eight Percent’ e ‘Rogério Braga e Banda’ mostraram o à vontade de quem já não é novato nestas andanças e protagonizaram dois espetáculos de grande qualidade. Pelo meio tempo para mais um curto desfile, em que a passerelle foi palmilhada pelos nove coordenados premiados na Gala Namorar Portugal 2019. A consagração dos vencedores e entrega dos prémios assinalou o culminar de mais uma noite memorável, em Vila Verde… onde o amor acontece!

Dezenas de concorrentes de Norte a Sul de Portugal e um da Hungria

Designers e estilistas foram desafiados a conceber propostas arrojadas e modernas subordinadas ao tema ‘Lenços Namorar Portugal: escritas de amor’, inspiradas nesta tradição genuína, que remonta ao séc. XVIII. A resposta foi expressiva. O IX Concurso Internacional de Acessórios de Moda contou com mais de meia centena de propostas vidas de Norte a Sul de Portugal e uma do estrangeiro, da Hungria. O júri, composto por várias personalidades de renome na área, não teve tarefa fácil para escolher os três vencedores, que levaram para casa outros tantos prémios monetários, além do prestígio de serem distinguidos num concurso tão disputado. Os três prémios foram patrocinados pelo Município de Vila Verde, Uno Seguros e FotoFelicidade, respetivamente. A iniciativa resulta de uma organização conjunta entre a Aliança Artesanal e o Município de Vila Verde, com a colaboração da Academia de Música de Vila Verde.

Um desfile de talento

Presente na sessão, a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde frisou que este é um projeto com futuro, garantido pelos vilaverdenses de palmo e meio, que contactam desde tenra idade com a sua cultura e tradição. Júlia Fernandes sublinhou também a importância do trabalho desenvolvido pela The Nee’d For, “esta magnífica associação que nos deixa sempre emocionados e tão felizes por vermos a felicidade estampada no rosto destas crianças”. A vereadora da Cultura prosseguiu com algumas palavras dedicadas aos concorrentes. “Agradecemos o facto de estarem connosco, mostrarem o vosso talento e criatividade sempre inspirados no símbolo maior… o lenço Namorar Portugal”, referiu. Júlia Fernandes deixou fortes elogios à “quinta fantástica” onde decorreu o evento e aos dois grupos musicais, “é um gosto termos a prata da casa a animar os nossos eventos”.

Levam o nome de Vila Verde pelo mundo

 

Por sua vez, o presidente do Município de Vila Verde congratulou todos os participantes pela audácia, talento e criatividade demonstrados nas propostas que desfilaram na passerelle e encantaram o público. “Mesmo que não tenham levado prémio, já ganharam, são todos vencedores porque tiveram a coragem de apresentar hoje as vossas excelentes propostas”, afirmou António Vilela, frisando que a Quinta da Aldeia foi palco de muito talento. Das propostas de moda aos próprios modelos, passando pela música e pela dança, somaram-se performances de grande qualidade que “elevam o nome de Vila Verde”. O edil deixou também uma palavra especial para as bordadeiras da Aliança Artesanal, “que trabalham diariamente o tema e com os seus bordados levam a tradição vilaverdense ao mundo inteiro”, bem como para os 70 parceiros da marca Namorar Portugal, com “produtos espalhados por todo o globo”. António Vilela dedicou ainda uma palavra ao apresentador do evento, Luís Filipe Pereira, “pela disponibilidade e capacidade de dar uma excelente dinâmica a estes eventos” e ao público que tem acompanhado as iniciativas do Mês do Romance, eventos que imprimem “grande dinâmica e vitalidade na agenda cultural de Vila Verde”.