page up
voltar ao topo
Notícias
Uma “magnífica noite de S. Valentim” em Vila Verde “a capital do namoro”
Fevereiro 15, 2019

 

Se parece amor, sabe a amor e soa a amor, o mais provável é que seja a Gala Namorar Portugal. No dia 14 de fevereiro, centenas de casais apaixonados rumaram a Vila Verde para uma noite de elegância, glamour, arte e amor, muito amor.  A decoração, o jantar romântico, os espetáculos de música ao vivo, o desfile de moda… Nenhum pormenor foi deixado ao acaso para garantir uma experiência inesquecível. O evento ganhou ainda mais brilho com a presença de personalidades de renome no panorama nacional da música, moda e televisão (Pedro Guedes, Kelly Baron, Sofia Escobar, Raquel Sampaio, Ana Elisa, Milene Veiga, iva Lamarão e André Costa). O serão encerrou com o coroar dos grandes vencedores do XVI Concurso Internacional de Criadores de Moda (lista de vencedores no final do texto) que, este ano, foi arrebatado por Eugénia Monteiro, da Lisbon School of Design do Porto, que conquistou o primeiro lugar do pódio com um vestido de ganga bastante versátil. Uma proposta em jeito de dois em um, já que a parte inferior do coordenado pode ser transformada em capa, numa versão ‘vestido curto + capa’. O evento resulta de uma organização conjunta entre o Município de Vila Verde e a Aliança Artesanal. Contou com a presença de várias individualidades locais e nacionais, entre as quais o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que disse ter vivido uma “magnífica noite de S. Valentim” em Vila Verde “a capital do namoro”.

À entrada, a decoração deixava antever o serão de sofisticação, amor e romance que haveria de fazer o coração do Minho palpitar a galope. A orquestra da Academia de Música de Vila Verde, composta por 15 elementos da escola (alunos + professores) e dirigida pelo Professor Idílio Nunes, voltou a mostrar a chancela de qualidade a que já habituou o público. As vozes arrebatantes de João Gonçalves (Tenor), Liliana Nogueira (Soprano), Raquel Fernandes (Soprano) e Miguel Oliveira (Cantor) juntaram-se aos músicos para um espetáculo de grande qualidade. Tempo depois para uma das novidades da edição deste ano. Pela primeira vez, a Gala Namorar Portugal foi apresentada por um casal e logo um duo romântico bem conhecido dos portugueses. Pedo Guedes e Kelly Baron ajudaram a adensar o clima de amor que se vivia no local e desfilaram elegância, carisma e boa disposição durante a apresentação do evento. Logo de seguida, tempo para uma vigem pela história da tradição e da cultura popular vilaverdense. A representação de hábitos e costumes locais ‘Histórias d’Amor’ foi organizada pelo Grupo Folclórico de Vila Verde.

Com o jantar romântico em curso, o prato principal trouxe consigo um dos momentos mais emblemáticos da Gala Namorar Portugal, o XVI Concurso Internacional de Criadores de Moda. O Município de Vila Verde e a Cooperativa Aliança Artesanal voltam a desafiar designers e estilistas a conceberem peças contemporâneas de moda, subordinadas ao tema ‘Lenços Namorar Portugal: escritas de amor’, inspiradas nesta tradição genuína que remonta ao séc. XVIII. Um desafio em jeito de oportunidade, já que os jovens criadores encontram no evento um palco privilegiado para divulgarem o seu talento e afirmarem o seu potencial. No total, este ano foram apurados 88 coordenados a concurso, vindo de vários pontos do país, bem como de Itália, Hungria e Espanha.

Uma constelação de estrelas

Os vencedores do Casting Namorar Portugal voltaram a ter a oportunidade de dividir a passerelle com modelos de renome, desta feita Raquel Sampaio, Ana Elisa, Milene Veiga, Iva Lamarão e André Costa. Além das propostas apresentadas pelos concorrentes, houve ainda lugar para o desfile dos coordenados elaborados pelos estilistas convidados, profissionais consagrados na sua área de especialidade: Anabela Baldaque, Nuno Gama, Rafael Freitas e Luís Carvalho. Uma constelação de estrelas que abrilhantou a noite de namorados mais romântica do país e ajudou a atrair a Vila Verde vários meios de comunicação regionais, nacionais e um da Galiza (Espanha). No final, enquanto o júri desempenhava a árdua função de escolher os vencedores, Sofia Escobar conquistava os corações do público. Aclamada internacionalmente, a cantora não deixou créditos por mãos alheias com uma série de interpretações magistrais e foi aplaudida de pé por uma plateia completamente rendida ao encanto e ao talento de Sofia Escobar, muito bem acompanhada pela orquestra da Academia de Música de Vila Verde. Um dos temas, do musical ‘O Fantasma da Ópera’, foi cantado em dueto com o tenor João Gonçalves.

Eugénia Monteiro conquistou o primeiro prémio

O evento fechou com a consagração dos vencedores e entrega dos respetivos prémios. Eugénia Monteiro arrebatou o primeiro lugar do pódio com uma criação inspirada na mulher moderna. Natural de Marco de Canaveses, a aluna da Lisbon Design School do Porto estreou-se a criar proposta de moda inspirada nos motivos dos Lenços de Namorados e começou da melhor forma. Os desafios da cada vez mais multifacetada mulher moderna estiveram na base da proposta vencedora. “Inspirei-me na mulher atual, que tem a capacidade de desempenhar vários papéis a nível social e pessoal. É uma proposta versátil. Além do vestido comprido, pode-se tirar a parte inferior, transformando num vestido de sair à noite mais uma capa”, afirmou Eugénia Monteiro, deixando ainda rasgados elogios ao evento. “Acho que é uma iniciativa muito boa. Não se deve deixar morrer as tradições, temos coisas tão lindas no nosso país… Além disso, também é muito importante para promover o trabalho dos criadores e dos artistas”, concluiu.

Um amor que atravessou os séculos e continua a conquistar corações

A vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, sublinhou a intensidade da apaixonante programação ‘Fevereiro – Mês do Romance’ que, ao longo de 38 dias, se desdobra em mais de uma centena de iniciativas de celebração do amor. A iniciativa rainha do programa é a Gala Namorar Portugal, uma “noite especial, de romance e glamour”, inspirada numa tradição local com séculos de história. “Nesta altura do ano, Vila Verde veste-se de amor e comemora o sentimento maior que nos pode unir. Tudo começou neste pano de linho, nestas escritas de amor. Tudo começo com esta peça mágica que tenho na mão, um Lenço de Amor, um Lenço de Pedido, um Lenço Namorar Portugal… Tanto fizemos para chegar até aqui”, referiu Júlia Fernandes, sublinhando a importância do trabalho desenvolvido pela marca territorial do Município de Vila Verde. “Tudo foi possível também graças ao talento e criatividade dos 70 parceiros Namorar Portugal. Hoje, estão no mercado milhares de produtos inspirados nesta bela tradição, que contribuem para o desenvolvimento da economia local e nacional. Corremos o país de lés a lés transportando esta mensagem de amor, os bordados e a marca por todo o país”. Júlia Fernandes não terminou sem uma enorme palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido pelas bordadeiras da Aliança Artesanal, fundamental na recuperação, preservação e valorização deste imenso património imaterial que é já um dos ícones identitários do país.

Vila Verde é a “capital do namoro”

Por seu turno, o presidente do Município de Vila Verde frisou que o público presente e os concorrentes são a grande força motriz de uma “iniciativa maravilhosa” que continua a projetar Vila Verde pelo país e pelo mundo. António Vilela congratulou os intervenientes nos diferentes momentos do evento, pelas excelentes performances que protagonizaram, e todos os concorrentes do XVI Concurso Internacional de Criadores de Moda. “Parabéns a todos, tanto aos vencedores como a todos os participantes. Criaram modelos excelentes. Vimos aqui muito talento e muita criatividade. Quero saudar todas as escolas e concorrentes individuais, porque dificultaram em grande medida a tarefa do júri pela grande qualidade das propostas”, referiu o edil. As intervenções encerraram com o testemunho do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que se mostrou rendido aos encantos do Mês do Romance e da marca Namorar Portugal. “Quero deixar um forte cumprimento a todos os envolvidos neste projeto. É uma magnífica ideia pegarmos e na nossa história, com uma nova roupagem e novas ideias, e transformá-las numa marca. Já conhecia a marca, tinha curiosidade de saber mais e fico agradecido por ter podido testemunhar convosco esta magnífica Noite de Namorados e de S. Valentim”, disse, concluindo de forma entusiástica: “Em nome do Governo, quero dar os parabéns a todos quantos fizeram e fazem de Vila Verde a capital do namoro. Somos todos namoradas e namorados de Portugal”.

LISTA DOS PREMIADOS:

PREMIADOS

1º Prémio: Eugénia Monteiro (Lisbon School of Design do Porto)

2º Prémio: Maria Manuela Moreira e Isaura Alves

3º Prémio: Mi Ribeiro

Prémio do Público: Fernando Rei

Prémio Jovem Revelação: Cátia Oliveira e André Silva (Esprominho)

Prémio Nortempresa: Patrícia Neto (Lisbon School of Design do Porto)

Prémio Impacto Visual: Ana Beatriz Silva e Lara Silva (Cenatex)

Prémio Delta: Graça Santa Clara (D’talhes)

Prémio BMCar: Beatriz Lopes, Adriana Moreira, Carla Sousa, André Nogueira, Ana Pereira e Bruno Teixeira (Escola Profissional de Felgueiras)