page up
voltar ao topo
Notícias
Mês do Romance: Trilho do Fojo do Lobo, apresentação do Enlace e workshops de bordados
Fevereiro 04, 2019

A Semana da Tradição da programação Fevereiro – Mês do Romance encerrou com um dia repleto de atividade, do desporto ao artesanato, passando pela apresentação de novos produtos da marca territorial do Município de Vila Verde, Namorar Portugal. As iniciativas começaram bem cedo pela manhã com o Trilho do Fojo do Lobo, um percurso de âmbito histórico e cultural nas terras altas de Aboim da Nóbrega. Pouco depois, arrancava no Espaço Namorar Portugal o Workshop de Bordado conduzido pela artesã Céu Cunha, da Teciborda. Da parte da tarde, o estilista Orlando Ventura apresentou a sua nova linha 'Enlace', em colaboração com a marca Namorar Portugal. Logo de seguida, o jovem e talentoso criativo dirigiu o workshop ‘Junto ao Coração’, onde ensinou a arte dos bordados. Durante todo o dia, vários artesãos deram a conhecer os mais diversos tipos de artesanato regional numa das praças mais emblemáticas de Vila Verde, a Praça da República.

Manhã de natureza e de trabalhos manuais

No domingo de manhã, os amantes do desporto e da natureza rumaram ao Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega para percorrer, em comunidade, o Trilho do Fojo do Lobo. O percurso pedestre, de âmbito turístico e cultural, foi de pequena rota, contemplou as soberbas vistas para a serra e o antigo Fojo do Lobo, uma armadilha para defender as populações e rebanhos dos ataques de lobos. A chuva nos dias anteriores ainda assustou, mas S. Pedro deu uma ajuda e o dia nasceu com um céu azul que ajudou a dar ainda mais brilho à encantadora paisagem. Entre cascatas e levadas, azenhas e velhos moinhos, largas dezenas de pessoas participaram num trilho que passou por Gondomar, Valdreu, Passô, Gomide e Barros.

Simultaneamente, decorria no Espaço Namorar Portugal um Workshop de Bordado promovido pela Teciborda. A atividade contou com a participação de crianças e adultos, tornando-se num espaço de encontro e reencontro de tradições, de partilha de experiências e de descoberta de usos e costumes. O workshop foi conduzido pela artesã Céu Cunha.

Orlando Ventura volta a surpreender com as suas criações

Para finalizar as iniciativas do dia, Orlando Ventura deu a conhecer a sua nova linha ‘Enlace’, realizada em colaboração com a marca Namorar Portugal. O estilista e designer vilaverdense, parceiro de longa data da marca territorial, volta a marcar positivamente pela criatividade. Conhecido por conseguir a simbiose perfeita entre o tradicional e o moderno nas suas criações, este ano decide surpreender ao utilizar uma peça tradicional muito ligada à celebração da Páscoa. A partir de agora, também já estão disponíveis laços para os mordomos ou para a cruz com bordados inspirados nos motivos Lenços de Namorados. Orlando Ventura apresentou um produto feito em linho, poderá ser bordado com pormenores e cores diferentes personalizado de acordo com os gostos dos clientes. Ao lado da mesa com a nova coleção, pontuava um vestido do estilista com os mesmos motivos: os bordados minhotos e a Páscoa.

Presente na sessão, a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, relembrou que Orlando Ventura é um jovem multipremiado e as suas criações já percorreram o globo. Bruna Silva, jovem com raízes vilaverdenses e participante em vários concursos de moda e beleza nacionais e internacionais, encontra-se a concorrer a Miss Earth, na China, levando consigo o vestido com os bordados inspirados nos Lenços de Namorados. Júlia Fernandes não poupou elogios à criação e ao criativo. “É um gosto contar com o Orlando na marca. Todos os anos nos surpreende com trabalhos fantásticos, criativos e originais, que enriquecem e muito a nossa marca”, afirmou a vereadora, sublinhando que “é um orgulho termos homens a bordar tão bem para contrariar que os bordados são só de mulheres”. A vereadora da Cultura vincou ainda o seu apreço pela aliança entre duas tradições locais, os Lenços e a tradição Pascal.  No final da apresentação, Orlando Ventura, exímio bordador, transmitiu saberes antepassados no Workshop ‘Junto ao Coração’.