page up
voltar ao topo
Notícias
Chocolate, música, dança e poesia a abrir mais um fim de semana do Mês do Romance!
Fevereiro 02, 2019

 

É na senda de mais um ano de ouro para a perpetuação das tradições vilaverdenses que a programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’ continua a conquistar corações. Na manhã do primeiro dia de fevereiro, o mês do amor, o Workshop de Chocolate na Chocolataria Artesanal de Vila Verde permitiu aos participantes conhecerem os truques e segredos utilizados pelo mestre Pedro Sousa nas suas deliciosas criações. Mais tarde, ao início da noite, o auditório do Centro de Artes e Cultura estava a ‘rebentar pelas costuras’ para um espetáculo marcado pela dança, poesia e fado, organizado pela Associação dos Amigos do Museu Terras de Regalados (AMUTER), com o apoio da Companhia de Dança 77.

Mestre Chocolateiro partilha receitas originais

Ao abrigo da pastelaria vilaverdense Chocolate com Pimenta, o mestre Pedro Sousa dirigiu, na manhã do dia 1 de fevereiro, uma sessão de criatividade e personalização em chocolate aberto a todos aqueles que aspiram aprender, de forma artesanal, um conjunto de receitas originais e técnicas manuais na sua confeção. A elevada qualidade e particularidade de sabor e a disparidade estética do produto traduzem-se num chocolate de conceção única. O mestre chocolateiro tem marcado pela diferença na colaboração com a marca Namorar Portugal ao brindar todos os anos os habitantes e visitantes do município com produtos inovadores, criando chocolates artesanais aliados a ingredientes fora do comum. Bombons de chocolate negro com creme de queijo ou com especiarias (como a pimenta e a malagueta), têm sido algumas das inúmeras criações do mestre de chocolataria.

O protagonista do Workshop foi o chocolate belga. “Dei a provar vários tipos de chocolate, ensinei a trabalhar o chocolate e fazer um bombom que vai ser lançado na marca Namorar Portugal”, afirmou Pedro Sousa. O produto será lançado na quarta-feira, dia 6 de fevereiro. Os participantes puderam deliciar-se com várias receitas originais. Carla Moreira é uma aficionada dos workshops Namorar Portugal, participou em vários na edição de 2018, e este ano chegou de Barcelos para “aprender a fazer chocolate e, claro, depois provar o resultado final”.

Fado, poesia, teatro e dança no Sarau Cultural

Ao serão, o Centro de Artes e Cultura de Vila Verde recebeu mais uma iniciativa cultural, o Sarau de Poesia e Fado organizado pela AMUTER. Um espetáculo que veio abrilhantar, ainda mais, a agenda cultural de um município que continua a apostar na autenticidade e riqueza das suas tradições. O vasto programa do Mês do Romance tem sido mostra inequívoca dos talentos da terra e esta edição do Sarau não foi a exceção. O desfile artístico e cultural, dedicado ao tema do amor, com a mistura de ritmos e apresentações muito diversificadas tornou-se bastante apelativo e contagiante, arrancando fortes aplausos a quem desfrutava do espetáculo. Dos mais jovens aos mais experientes, mostraram uma vez mais que a prata da casa tem muito valor com performances de dança muito diversificadas, protagonizadas pelos alunos da Companhia de Dança 77. Seguiu-se uma muito bem-humorada peça de teatro e, posteriormente, a declamação de um poema. Para finalizar, património imaterial da humanidade. Carregados de emoção e sentimento, os fados de Coimbra e Lisboa fecharam com chave de ouro o Serão Cultural.