page up
voltar ao topo
Notícias
AR do Minho. A paixão pelo artesanato e pela tradição em destaque no pontapé de saída do Mês do Romance!
Janeiro 25, 2019

 

Está oficialmente aberta a edição de 2019 da programação mais romântica do país, ‘Fevereiro – Mês do Romance’. De 25 de janeiro a 03 de março, são mais de uma centena de iniciativas inspiradas nos sentimentos e afetos dos Lenços de Namorados, que vão decorrer um pouco por todo o país, com especial incidência no concelho de Vila Verde. Workshops, saraus, poesia, música, dança, desporto, atividades de natureza, desfiles de moda, apresentação de novos produtos da marca Namorar Portugal… Não faltam motivos para uma visita a Vila Verde, onde pode beneficiar também de descontos e condições especiais nos estabelecimentos de alojamento, restauração e diversão noturna aderentes aos ‘Sabores do Romance’. O pontapé de saída teve lugar durante a tarde de hoje, 25 de janeiro. A Loja Interativa de Turismo de Vila Verde foi palco da estreia da empresa bracarense AR do Minho na grande família Namorar Portugal, a paixão dos intervenientes pelo artesanato e pela tradição foi o grande destaque da sessão. O evento foi abrilhantado por uma prestação musical protagonizada por dois alunos da Academia de Música de Vila Verde.

“Fazemos com muito amor e carinho. É de coração’

Há oito anos, as irmãs Barbosa e Silva criavam a empresa de artesanato AR do Minho. Apesar de serem bracarenses de gema, foi em Vila Verde e ainda em tenra idade que começou a crescer esta paixão, já que passavam boa parte das férias numa casa da família, em Soutelo. Amélia Barbosa e Silva contava apenas quatro anos de idade quando foi desafiada a replicar um Lenço de Namorados. Aceitou a tarefa prontamente, completou-a antes de celebrar o 5º aniversário e guarda com afeto o produto da sua arte e esforço: “Ainda o tenho lá em casa, está encaixilhado”. Por sua vez, Rita começou com 11 anos de idade, na instituição vilaverdense Obra das Mães, que ensinou  este ofício a centenas de jovens. Um amor que cresceu na infância e se prolonga pela vida fora. “Há oito anos, oferecemos aos familiares mais próximos uns corações bordados por nós. As reações foram muito positivas e, uma semana depois, fomos convidadas para participar na exposição da Semana do Coração, que decorreu na escola onde sou docente. E aí começou esta aventura”, contou Amélia.

A ligação à marca Namorar Portugal é natural, porque ambas valorizam a cultura, a tradição e os afetos. Porta-moedas, porta-chaves, almofadinhas e alfinetes de lapela (todos artesanais) são apenas alguns dos produtos que pode encontrar na coleção ‘AR do Minho a Namorar Portugal’. “São trabalhos em fazenda de lã, bordados em linha de seda com algumas pedrinhas. É tudo manual, fazemos com muito amor e carinho. É de coração”, concluiu Amélia Barbosa e Silva.

“O talento e carinho que põem nos seus trabalhos”

Presente na sessão, o presidente do Município de Vila Verde deu as boas-vindas às novas parceiras Namorar Portugal, a quem deixou rasgados elogios pelo enorme talento e saber que demonstram na sua área de atividade. “O sucesso que a marca Namorar Portugal conhece hoje é resultado do talento e carinho que as pessoas põem nos seus trabalhos. Vão certamente ajudar a valorizar a marca”, afirmou António Vilela, frisando a dinâmica impressionante dos parceiros que permite à marca Namorar Portugal lançar anualmente dezenas novas coleções e linhas de produtos. O edil terminou deixando um forte agradecimento a todos que contribuíram e contribuem para o sucesso da marca Namorar Portugal.

Por sua vez, a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde falou de uma programação extensa, intensa e apaixonante, que se estende de 25 de janeiro a 03 de março, com iniciativas um pouco por todo o país. “Um programa para agradar a todos os públicos e idades. Inclui concertos, saraus, dança, desporto, turismo de natureza, apresentação de novos produtos… Todos os fins de semana, o Espaço Namorar Portugal recebe diferentes workshops temáticos”, referiu Júlia Fernandes, sublinhando que a programação permitirá à marca continuar a crescer, a alcançar diferentes públicos e a conquistar novos mercados.

A programação Fevereiro - Mês do Romance segue a todo o vapor durante este fim de semana, 26 e 27 de janeiro, com várias atividades. A iniciativa ‘Namorar Portugal no Coração do Cais de Gaia’, nas instalações do Empreendimento Cais de Gaia, leva à cidade gaiense workshops, espetáculos musicais, exposição de produtos Namorar Portugal, mostras temáticas… Tudo com entrada gratuita. Em Vila Verde, destaque para os diversos workshops no Espaço Namorar Portugal, a apresentação de nova linha de produtos no espaço Joana (Cabanelas) e a Tarde de Dança, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde. Programação completa: https://goo.gl/eCFRdt.