page up
voltar ao topo
Notícias
Miniaturas Namorar Portugal, Livro Infantil ‘Namoras Comigo?’ e Sarau de Poesia e Música a abrir fim de semana do Romance!
Fevereiro 10, 2018

Arrancou a todo o vapor mais um fim de semana da intensa e emotiva programação turístico-cultural, do Município de Vila Verde. Ontem, 09 de fevereiro, o dia começou com a apresentação da ternurenta linha de Miniaturas Namorar Portugal. Reproduções em ponto muito pequeno de inúmeros produtos da marca, num trabalho de grande minúcia e precisão da Home Sweet Miniatures, que faz este ano a sua estreia nas andanças do Mês do Romance. Ao final da tarde, tempo para transmitir aos mais jovens uma mensagem de amor e carinho inspirada na tradição da cultura popular, durante a apresentação do livro infantil ‘Namoras Comigo?’, escrito por Catarina Sáavedra e ilustrado pela designer Sílvia Abreu. Para encerra em beleza o fim de Semana do Romance, nada melhor que um espetáculo de música ao vivo. O público não se fez rogado e compareceu em massa para assistir ao Sarau de Poesia e Música, organização conjunta entre a Academia de Música e do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, que incluiu também o Concurso de Quadras de S. Valentim da EJAH.

Ao meio da manhã, o Espaço Namorar Portugal recebia a apresentação de uma nova linha de produtos da marca territorial vilaverdense. E se os Homens não se medem aos palmos, as obras de arte também não, como vieram comprovar as ternurentas e encantadoras Miniaturas Namorar Portugal. Réplicas precisas e minuciosas de objetos do quotidiano, adornados com meticulosas pinturas à mão inspiradas nos motivos dos Lenços Namorar Portugal. Entre presenças em feiras de Barcelona, Lisboa e Paris, as irmãs Oliveira (Carla e Anabela), naturais da Vila de Prado, estiveram também em Vila Verde para aliar a sua arte a um dos maiores ícones culturais da região e do país. “Esta versão é mais vocacionada para colecionadores, que decoram as suas casas de bonecas ao pormenor. Fazemos muito reaproveitamento de materiais (madeira, cartão, metal…) para criar as miniaturas. É praticamente tudo pintado à mão, nos desenhos mais pequenos utiliza-se uma técnica parecida com a serigrafia”, referiu Carla Oliveira, revelando que a Home Sweet Miniatures foi recentemente convidada para participar em mais uma grande feira à escala planetária, em Chicago, nos Estados Unidos da América.

Um livro de sobre “o amor no seu estado mais puro”

Ao final da tarde, pelas 17h30, o frio que se começava a instalar na Avenida da Liberdade contrastava com o ambiente caloroso e acolhedor que se respirava no auditório da Loja Interativa de Turismo de Braga. Foi perante uma bonita moldura humana que a escritora Catarina Sáavedra e a designer Sílvia Abreu apresentaram um livro infantil que conta uma história de amor correspondido e promete extravasar faixas etárias, fazendo as delícias de miúdos e graúdos. ‘Namoras Comigo?’ é o nome da obra inspirada nas escritas de amor dos Lenços Namorar Portugal que se assume como como um veículo de sentimentos e afetos, um hino ao amor, e, em simultâneo, coloca a população mais jovem em contacto direto com a herança cultural minhota. “Sejam felizes e façam os outros felizes”, sublinhou Sílvia Abreu, responsável pela ilustração do livro. Por sua vez, Catarina Sáavedra, frisou que a obra, inspirada nos motivos dos Lenços “descreve o amor na sua essência mais pura”, e terminou com uma citação de Platão: “Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele”.

Duas apresentações de “grande qualidade”

Presente em ambas as sessões, o presidente do Município de Vila Verde fez questão de realçar o trabalho desenvolvido pelos parceiros Namorar Portugal. “Um trabalho de grande minúcia da Home Sweet Miniatures. Vai certamente fazer as delícias dos colecionadores, que procuram produtos diferenciados, são peças de grande beleza”, António Vilela, que também não poupou elogios ao livro apresentado durante o período vespertino. “É uma excelente obra, muito apelativa à vista pela qualidade das ilustrações, mas também com uma história que transmite muito bem esse sentimento maior que é o amor”, referiu. O edil sublinhou ainda a importância do trabalho desenvolvido pelos parceiros Namorar Portugal que ao reinterpretarem a tradição minhota dão nova vida à herança cultural, contribuindo em larga medida para a sua valorização. Em simultâneo, a tradição assume-se como uma âncora de desenvolvimento e dinamização do tecido económico a uma escala que começou por ser regional, mas que, cada vez mais, conquista corações pelo país e pelo mundo.

Por sua vez, o vereador do Turismo do Município de Braga frisou que (a cidade de Braga tem acolhido ao longo dos anos as iniciativas da marca Namorar Portugal e assim pretende continuar. “Braga é uma cidade de portas abertas, não só para os que nos visitam, mas também para os concelhos vizinhos, estamos sempre disponíveis para apoiar os parceiros amigos e vizinhos a divulgar o que de melhor fazem”, disse Altino Bessa.

Casa cheia no Sarau de Poesia e Música

Ao serão, mais um excelente espetáculo. O Centro de Artes e Cultura de Vila Verde pareceu pequeno para receber o mar de gente que se deslocou à sede de concelho para assistir ao Sarau de Poesia e Música, uma iniciativa que resulta de uma organização conjunta entre a Academia de Música e o Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Um hino ao amor, que não deixou ninguém indiferente. Os jovens talentos, muito bem acompanhados pelos professores, subiram ao palco mostrar que as artes estão de boa saúde em Vila Verde e protagonizaram espetáculos de palmatória, que arrancaram chuvas de aplausos à plateia. Durante a sessão, tempo ainda para conhecermos os grandes vencedores do Concurso de Quadras de S. Valentim da EJAH, sob a forma de belos poemas, colocaram no papel o que lhes vai no coração.