page up
voltar ao topo
Notícias
Santos Populares uniram-se aos Lenços Namorar Portugal numa aliança harmoniosa!
Fevereiro 05, 2018

A artesã Maria de Jesus Martins resolveu, em 2017, unir duas das mais afamadas tradições lusitanas e inspirou as suas interpretações dos Santos Populares nos motivos dos Lenços de Namorados. Este ano, a criadora de Barcelos deu continuidade à linha de produtos apresentada no ano passado e acrescentou-lhe as ‘Santinhas’, diferentes representações de Nossa Senhora que se destacam numa coleção bastante variada e diversificada. O lançamento da nova linha Namorar Portugal decorreu ao início da tarde de hoje (05 fevereiro), pelas 15h00, no quartel-general da marca territorial, o Espaço Namorar Portugal, em Vila Verde.

 

Responsável pela abertura da sessão, a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde lembrou que a programação ‘Fevereiro – Mês do Romance’ está dividida em Semanas temáticas e entrou agora na Semana do Romance, depois de uma Semana da Tradição suis generis, com mais dias que o habitual. “A Semana da Tradição teve 10 dias, o Mês do Romance tem 38. Em Vila Verde é assim…”, gracejou Júlia Fernandes, com a simpatia e boa disposição que a caracterizam, antes de passar a palavra à artesã barcelense.

Do Alívio até Lourdes com diferentes interpretações de Nossa Senhora

Nossa Senhora do Alívio, do Sameiro, de Fátima, de Lourdes, das Dores e das Doenças… Apesar de também haver espaço para os Santos, com novas e arrojadas criações, são as Santas que predominam na coleção ‘Santos Populares 2018’. “É uma continuação da linha anterior. Primeiro apresentei os ‘Santinhos’ e agora temos as ‘Santinhas’. Como gosto muito dos Lenços Namorar Portugal (das suas cores, desenhos, tecidos e mensagens), procurei reinterpretar esta tradição”, afirmou Maria de Jesus Martins, deixando também uma forte palavra de apreço para o Município de Vila Verde. “Estou muito contente e sinto-me muito realizada ao elaborar estes trabalhos. Isto também acontece graças a vocês [António Vilela e Júlia Fernandes], que me incentivam e estimulam a avançar e criar novos projetos”, concluiu.

Trabalhos de grande beleza e importância cultural

Por sua vez, o presidente do Município de Vila Verde começou por salientar que a criadora é “sempre muito bem-vinda a esta casa” e que os seus produtos “ajudam a engrandecer e enriquecer a marca Namorar Portugal”. António Vilela prosseguiu sublinhando a importância cultural de promover e divulgar os ícones maiores da tradição portuguesa, como os Santos Populares, acrescentando que Maria de Jesus Martins está “de parabéns pela forma como interpreta as imagens e lhes conseguiu dar ainda mais brilho com os dizeres e motivos dos Lenços Namorar Portugal”. O edil concluiu desejando votos de grande sucesso comercial para a nova linha e deixando o desafio à artesã para que continue a inspirar-se nos motivos dos Lenços de Namorados para as suas criações.