page up
voltar ao topo
Notícias
Mês do Romance: Dois workshops e um espetáculo de dança inseridos num domingo recheado de amor!
Janeiro 28, 2018

A apaixonante e emotiva programação turístico-cultural ‘Fevereiro – Mês do Romance’ continua a fazer os corações palpitarem, com diversas iniciativas dedicadas à celebração do amor. O dia de hoje, 28 janeiro, não foi exceção e revelou-se um domingo recheado de carinho e ternura. Ao início da manhã, o Espaço Namorar Portugal, em Vila Verde, recebeu o Workshop de Bordado da Mi-Linha, uma oportunidade soberana para aprender os pontos e as técnicas que estão na origem dos famosos Lenços Namorar Portugal. Os fins de semana do Mês do Romance são pródigos nos eventos de índole cultural e, se dúvidas houvesse, foram dissipadas no período vespertino, durante o excelente espetáculo de dança organizado em conjunto pela RS Team e pela The Nee’d For, que decorreu no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde. Em simultâneo, decorria no Espaço Namorar Portugal mais um workshop. Desta feita, Marta Chambel partilhou com o público a arte de transformar o feltro em belas peças de adorno inspiradas nos motivos dos Lenços de Namorados. Durante todo o dia, a Praça da República em Vila Verde recebeu a Feira de Produtos em 2ª Mão.

 

Aprender os bordados dos Lenços Namorar Portugal

Hoje, S. Pedro acordou de bom humor e silenciou as hordas do rigoroso general inverno. Com o céu pintado por um azul intenso e o sol a brilhar resplandecente, estava dado o mote para mais um dia repleto de iniciativas dedicadas a esse sentimento mágico “que se rege por razões que a própria razão desconhece”. Com o ponteiro pequeno do relógio a bater nas dez da manhã, começou mais um workshop de um ciclo de 25, em que os promotores Namorar Portugal vão partilhar com vilaverdenses e visitantes as técnicas e segredos por trás dos encantadores produtos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados. O Workshop de Bordado foi ministrado pela talentosa e sobejamente conhecida artesã vilaverdense Camila Silva, que há longos anos se dedica à elaboração e reprodução deste ex-líbris cultural e já criou diversas linhas de produtos inspirados na magia dos sentimentos e afetos da tradição minhota. De agulha ‘em punho’, os participantes puderam criar os seus bordados e aprender com mãos muito experimentadas nesta bela e delicada forma de arte.

Uma encantadora e ternurenta Tarde Dança

Ao início da tarde, pelas 15h00, a atmosfera de romance que se faz sentir em Vila Verde tornou-se ainda mais densa e inebriante. O amor está no ar e quase que se tornou palpável com as atuações carregadas de sentimento dos jovens que pisaram o palco e encheram de amor e ternura o Centro de Artes e Cultura de Vila Verde. A magia dos espetáculos culturais tomou conta do coração da sede de concelho durante a Tarde de Dança, organizada em conjunto pela RS Team e pela The Nee’d For, que se afirma como “um projeto para a criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE), deficiência e toda a sua família, pensado e construído com o objetivo de lhes proporcionar as mesmas oportunidades de lazer e momentos únicos de diversão”.

Workshop ‘Brincando com o feltro”

Em simultâneo, o Espaço Namorar Portugal acolhia o Workshop ‘Brincando com o feltro’. A criadora das famosas Sombrinhas Namorar Portugal, Marta Chambel, chegou ao quartel general da marca territorial do Município de Vila Verde para levar os participantes numa emocionante viagem pelo imaginário dos Lenços de Namorados. O coração, a flor, o pássaro… Os símbolos e motivos da tradição minhota foram a inspiração para a criação de encantadoras peças em feltro, utilizadas como adorno ou acessório de moda. À vontade de aprender dos participantes juntou-se a alegria de partilhar e o talento da Marta Chambel e ficaram reunidos os ingredientes para uma tarde de domingo muito bem passada.

Lisboa recebe apresentação de novos produtos Namorar Portugal

 

Amanhã, 29 de janeiro, o Mês do Romance vai conquistar corações e distribuir amor na capital nacional. A galeria A Arte da Terra, espaço de grande afluência turística, recebe, pelas 16h00, a apresentação de duas novas linhas de produtos Namorar Portugal, as ‘Rositas Namorar Portugal’, de Aguinalda Couto, e a ‘Maria Verde: Pintura em Ceda e Setim’, de Rosário João.