page up
voltar ao topo
Notícias
Gala Namorar Portugal: Elegância, glamour e amor na noite de namorados mais romântica do país!
Fevereiro 15, 2017

Em pleno dia do Santo casamenteiro, S. Valentim, todos os caminhos foram dar a Vila Verde… onde o amor acontece! A passadeira vermelha esperava centenas de casais enamorados para uma noite de elegância e glamour e nenhum pormenor foi deixado acaso. A decoração requintada e a gastronomia de excelência, espetáculos de música ao vivo e performances diversas, a passerelle palmilhada por celebridades do panorama nacional da moda, música e televisão. Um sem número de predicados que tornaram deslumbrante e inesquecível a Gala Namorar Portugal 2017, organizada pelo Município de Vila Verde em colaboração com a Cooperativa Aliança Artesanal. O XIV Concurso Internacional de Criadores de Moda foi conquistado pelo vilaverdense Fernando Rei, com uma proposta produzida no tear.

A atmosfera de romance foi adensado em crescendo ao longo do serão, criando um ambiente extasiante no coração do Minho. As entradas chegaram acompanhadas por um sublime espetáculo de música ao vivo, em que se provou uma vez mais que a prata da casa tem muito valor. Os talentosos Miguel Oliveira e Isa de Castro subiram ao palco acompanhados pela Academia de Música Vila Verde para uma performance eletrizante. De seguida, as luzes dos holofotes incidiram sobre a performance do Grupo Folclórico de Vila Verde, ‘Lenços de Namorados: Um hino de amor a Vila Verde!’, que partilhou com os presentes a riqueza da tradição minhota e a história deste ícone do concelho de Vila Verde e de todo o país.

Propostas de todo o país, bem como de Espanha e Itália

Com o prato principal chegou também um dos momentos mais aguardados da noite, o desfile dos coordenados apurados para o XIV Concurso Internacional de Criadores de Moda. O Município de Vila Verde lançou o repto a designers e estilistas, portugueses e estrangeiros, para apresentarem propostas inspiradas nas escritas de amor dos Lenços de Namorados. A resposta voltou a ser avassaladora com um total de 73 propostas a concurso, com participantes de Norte a Sul de Portugal continental, além de três que chegaram dos Açores, de Espanha e de Itália, respetivamente.

Um desfile de sensualidade e beleza

Os manequins selecionados no Casting de Jovens Talentos tiveram a oportunidade de dividir as luzes da ribalta com personalidades reconhecidas no mundo da moda. O evento foi conduzido pelo carismático e sobejamente conhecido ator Lourenço Ortigão, que não deixou créditos por mãos alheias e desfilou charme e boa-disposição. Rúben Rua, Kelly Bailey e Iva Lamarão foram as estrelas mais brilhantes de um desfile de sensualidade e beleza, que incluiu também as propostas apresentadas pelos estilistas convidados, profissionais consagrados na sua área de especialidade: Anabela Baldaque, Ana Sousa, Katty Xiomara, Natália Mil-Homens Pereira, Nuno Gama, Rafael Freitas e Storytailors. Depois, foi a vez de dois parceiros Namorar Portugal desfilarem as suas novas coleções.

Fernando Rei foi o grande vencedor da noite

A animação musical esteve a cargo da conhecida DJ Isabel Figueira, que irradiou simpatia e boa disposição. Enquanto o júri desempenhava a árdua tarefa de selecionar as propostas vencedoras, o multifacetado humorista Francisco Menezes protagonizou uma performance absolutamente hilariante, que tornou o serão ainda mais divertido animado. Como já é habitual, o momento mais alto da noite ficou reservado para o final com a consagração dos estilistas vencedores. Depois de conquistar o terceiro lugar do pódio em 2016, o vilaverdense Fernando Rei foi o grande vencedor da edição deste ano do Concurso Internacional de Criadores de Moda de Vila Verde. O criador da Tearte manteve-se fiel a si mesmo e foi com grande humildade e alegria que recebeu o primeiro galardão, que conquistou graças ao seu macacão com saia reversível que se transforma em capa. Uma peça versátil e elegante, produzida no tear. “Estou surpreendido, não estava à espera. Fiquei satisfeitíssimo com a produção que fiz, mas não esperava que fosse merecedor de um prémio tão alto», sublinhou.

“Os lenços estão bem vivos… continuam a ser reinventados”

A vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, não escondeu a satisfação pelo facto de as escritas de amor dos Lenços de Namorados continuarem a inspirar criadores de moda, empresas e artesão, criando dinâmicas culturais e económicas notáveis. “Neste momento, são 60 os parceiros Namorar Portugal espalhados pelo país e pelo mundo, com uma imensidão de produtos que cobrem uma vasta gama de negócios”, afirmou, Júlia Fernandes, sublinhando ainda que é sempre um enorme prazer receber as centenas de casais enamorados “é um imenso prazer receber-vos nesta bonita vila que hoje faz um louvor ao amor”. Por sua vez, o vereador Manuel Lopes frisou que esta é uma noite de exaltação de sentimentos e afetos. “ A noite de hoje deixa-nos de coração cheio e vai mais disseminando por toda a parte a beleza dos Lenços de Namorados, um símbolo de Vila Verde que nos une em prol da amizade. Os lenços estão bem vivos e isto foi demonstrado de forma categórica hoje, porque continuam a ser reinventados”, afirmou.

 

LISTA DE VENCEDORES

1º Prémio (Município de Vila Verde): Fernando Rei

2º Prémio (Artur Ramos e Filhos): Andreia Franco

3º Prémio (Associação Comercial de Braga): Cátia Rascão

Prémio Jovem Revelação (Instituto Português do Desporto e da Juventude): Cassandra Silva

Prémio Best Fit (Vestidos de Sonho Atelier): Mi Ribeiro

Prémio do Público (DVM Group): Juliana Antunes

Prémio Impacto Visual (Foto Felicidade): Paula Gama

Prémio NorteEmpresa: Maria Peralta, Maria Neves e Rita Duarte

Prémio Delta: Jorge Sousa, Paulo Machado e Marlene Soares