page up
voltar ao topo
Notícias
Marco Artlife: Uma sublime fusão entre a tradição minhota e a arte contemporânea!
Fevereiro 18, 2016

A simbologia dos Lenços de Namorados fundiu-se com a arte contemporânea, numa aliança sublime entre tradição e vanguarda, que ganhou vida pela mão do talentoso Marco Carvalho. O artista concebeu quatro peças de edição limitada (só foram produzidos 10 exemplares de cada modelo) e juntou-se à numerosa família Namorar Portugal. A apresentação do produto ‘Marco Artlife’ decorreu durante a manhã de hoje, 18 de fevereiro, no Espaço Namorar Portugal, localizado no Centro de Dinamização Artesanal de Vila Verde.

 

O arranque da sessão foi conduzido pela vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, que apresentou ao público um conjunto de produtos “muito originais e de grande criatividade, que são autênticas obras de arte e belos elementos de decoração”. Júlia Fernandes Prosseguiu enaltecendo também o facto de o trabalho desenvolvido ser ‘eco-friendly’, revelando-se “muito interessante” por também incluir uma vertente de “aproveitamento de materiais”.

A vereadora concluiu com um forte e sentido elogio a uma das peças em particular, por ser um veículo de excelência para a transmissão da simbologia encerrada nos famosos Lenços da tradição minhota. “São quatro obras fantásticas, mas, de facto, este espelho é ‘a cara’ da marca Namorar Portugal, com imensos pormenores. O Marco reinterpretou os motivos dos Lenços numa peça que engloba os vários elementos da simbologia da tradição. O quadro, a chave, o pássaro, as flores, os corações… Até os pontos utilizados nos bordados são retratados nesta obra”, afirmou.

“Com folha de ouro de 24 quilates”

Depois, coube ao produtor apresentar de forma mais pormenorizada a nova linha de produtos da marca territorial vilaverdense. “É uma linha de edição limitada, uma vez que existem apenas dez exemplares de cada um dos quatros modelos apresentados”, revelou Marco Carvalho, avançando mais alguns detalhes sobre os moldes em que desenvolveu estes trabalhos. “As peças são feitas em arame, de forma completamente manual, em que cada peça é soldada individualmente, e leva folha de ouro de 24 quilates”, referiu.

O processo criativo levou o artista a desenvolver quatro trabalhos totalmente diferentes, que têm em comum a aliança entre a arte contemporânea e a tradição minhota e o facto de serem obras de decoração. Outro dos pontos comuns é o facto de serem peças ecológicas, já que a sua conceção implicou o reaproveitamento de materiais diversos. “Uma das peças foi elaborada a partir de portas e janelas antigas, é um produto que resulta do reaproveitamento de outros materiais e, por isso, é amigo do ambiente”, disse Marco Carvalho, sublinhando ainda que “é um prazer estar aqui e fazer parte do processo de crescimento desta marca”.

“Fusão da cultura minhota com a arte contemporânea”

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, felicitou o novo parceiro Namorar Portugal pela qualidade do trabalho apresentado e deu-lhe as boas vindas À grande família que se formou (e que continua a crescer) em torno da marca territorial vilaverdense. O edil prosseguiu elogiando a escolha do artista, que “aplicou a arte a objetos do dia-a-dia, como o espelho, numa fusão da cultura minhota com a arte contemporânea, é com grande satisfação que o recebemos no seio desta numerosa família”.

O autarca lembrou ainda que a nova parceira estabelecida com o jovem criador é, por si só, um exemplo claro do alcance cada vez maior de uma marca que se expande a passos largos pelo território nacional. António Vilela frisou também que a nova linha de produtos vem enriquecer e aumentar a já elevada diversidade de oferta da marca Namorar Portugal. “Se os parceiros conseguem criar produtos muito variados, artesanato, vestuário, calçado, mobiliário e agro alimentar, entre muitos outros, significa que existe nesta ‘família’ uma grande capacidade criativa. Aproveito para deixar o repto ao Marco para que não fique por aqui e continue a fazer arte com os motivos dos Lenços. Desejamos-lhe o maior sucesso”, rematou.

 

Amanhã, 19 de fevereiro, o dia começa com a apresentação de uma nova linha de produtos, “Baby Namorar Portugal”, da Calika Baby, pelas 11h00, no Espaço Namorar Portugal, em Vila Verde. Para o serão, pelas 21h00, está marcado mais um momento cultural de grande qualidade com a atuação da Escola de Música da Junta de Freguesia da Vila de Prado, na sede da Junta de Freguesia da Vila de Prado.