page up
voltar ao topo
Notícias
Workshop de Bordados e apresentação de novos produtos no arranque da Semana Saudade
Fevereiro 16, 2016

A Semana da Saudade (15 a 21 de fevereiro) do Mês do Romance arrancou com a dinâmica e vivacidade a que a programação turístico-cultural ‘Fevereiro, Mês do Romance’ já nos habituou, com o Workshop de Bordados, promovido pela Aliança Artesanal, a apresentação do produto ‘Casas comigo? – 2016’, da Teciborda, e a Apresentação do produto ‘Jóias dos Namorados’, de Os Luizes Ourivesaria. Presente em todas as sessões, a vereadora da Cultura, Júlia Fernandes felicitou os parceiros por contribuírem para enriquecer a linha de produtos Namorar Portugal, “uma marca inspirada nos motivos dos Lenços de Namorados, que conta atualmente com meia centena de parceiros e 410 produtos diferentes colocados no mercado, ajudando a promover o negócio de artesãos e empresários”.

 

O dia começou com o Workshop de Bordados, que arrancou pelas 09h00, no Espaço Namorar Portugal (localizado no Centro de Dinamização Artesanal de Vila Verde). A Cooperativa Aliança Artesanal traz a magia das mensagens de amor dos Lenços de Namorados até ao coração de Vila Verde, com uma iniciativa que levou os participantes a aprender e experimentar o método de criação e confeção de um dos mais famosos ícones da cultura minhota. Do desenho ao bordado, dos pintos às mensagens de amor, todos os pormenores foram abordados pelas experientes bordadeiras vilaverdenses que transmitiram ao público um pouco do seu conhecimento sobre esta arte antiga, que tem conquistado corações de Norte a Sul de Portugal.

Apresentação ‘Casas Comigo? – 2016’ e ‘Joias dos Namorados’

Depois de em 2015 ter lançado a linha de produtos Namorar Portugal ‘Casas Comigo?’, a Teciborda inovou e reinventou o conceito com a apresentação de novos produtos inspirados nas mensagens de amor da tradição minhota. “Temos várias caixas de música, porque era uma solicitação de vários dos nossos clientes e achámos que seria uma ideia interessante. Também já tínhamos os corações e o xaile, que passam agora a integrar a marca com esta nova linha”, afirmou Maria do Céu Cunha, responsável pela empresa vilaverdense, que se encontra agora munida de novas armas para singrar no mercado.

Durante a manhã de hoje, 16 de fevereiro, teve lugar a apresentação de uma nova linha de produtos. As “Joias dos Namorados”, de Os Luizes Ourivesaria, junta o bom gosto da joalheria aos motivos dos Lenços de Namorados, numa aliança harmoniosa entre tradição e vanguarda que resultou na criação de uma deslumbrante linha de colares, brincos e pulseiras. “Todos os bordados presentes na coleção são feitos de forma artesanal pelas bordadeiras da Aliança Artesanal”, referiu Luís Macedo.

Criatividade e inovação para conquistar os mercados

 

Presente em ambas as sessões, o presidente do Município de Vila Verde não escondeu a sua satisfação assistir à apresentação de duas novas linhas de produtos Namorar Portugal, “uma marca que cresce diariamente e que tem já uma enorme diversidade de produtos”. António Vilela prosseguiu felicitando os novos parceiros pela vontade de inovar e de continuar a evoluir. “Nota-se uma grande criatividade na elaboração destas peças, uma constante vontade de inovar que resultou na criação de produtos de excelente qualidade, com bons materiais e um design apelativo, que acrescentam valor à marca”, referiu. O edil concluiu relembrando que a programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’ está a meio e Vila Verde continua diariamente a ser surpreendida com a apresentação de propostas inovadoras, que vão certamente conquistar o seu espaço nos mercados.