page up
voltar ao topo
Notícias
Vila Verde viveu a Noite de Namorados mais romântica do País!
Fevereiro 15, 2016

A Noite de S. Valentim tem um encanto especial no Coração do Minho. A 14 de fevereiro, Vila Verde viveu uma noite de sonho, totalmente dedicada a esse sentimento mágico que “se rege por razões que a própria razão desconhece”. À entrada, o tapete vermelho, palmilhado por centenas de casais enamorados, a que se juntaram celebridades panorama nacional da televisão, da moda e da música, para a Noite de Namorados mais romântica do país, a Gala Namorar Portugal 2016, organizada pelo Município de Vila Verde. O evento voltou a consagrar criadores de moda que apresentaram coordenados inspirados nos Lenços de Namorados. Este ano, o lugar mais alto do pódio foi conquistados pelo estilista vilaverdense Sérgio Silva.

 

No interior aguardava-os um serão inesquecível. A decoração de requinte, a excelência da gastronomia, o espetáculo multimédia, o desfile de moda e a música ao vivo. Nenhum pormenor foi deixado ao acaso, numa panóplia vasta de predicados que foram adensando a atmosfera de romance e conferindo um brilho especial ao serão. Os aperitivos chegaram acompanhados de boa música portuguesa, com a atuação do talentoso e multifacetado Miguel Oliveira, que abriu as hostilidades para um serão que se revelaria memorável. O evento foi conduzido pela carismática apresentadora de televisão Bárbara Guimarães, que não deixou créditos por mãos alheias e desfilou charme e boa-disposição na ‘Terra onde o amor acontece!’, cativando a plateia do primeiro ao último minuto.

Na passerelle com Lourenço Ortigão, Iva Lamarão e Jani Gabriel

O desfile de moda dos coordenados apurados para o XIII Concurso Internacional de Criadores de Moda foi um dos pontos altos da noite. O Município de Vila Verde lançou o apelo a estilistas e designers nacionais e internacionais para criarem peças inspiradas nos Lenços de Namorados. O mundo da moda não se fez rogado e respondeu em força ao apelo, com um total de 75 coordenados a concurso. As doze manequins selecionadas no Casting de Jovens de Modelos tiveram a oportunidade de partilhar a passerelle com vedetas do mundo da moda.

Lourenço Ortigão, Iva Lamarão e Jani Gabriel foram as estrelas mais brilhantes de um desfile de sensualidade e beleza, que incluiu também as propostas apresentadas pelos estilistas convidados, profissionais consagrados na sua área de especialidade: Ana Baldaque, Katty Xiomara, Natália Mil-Homens Pereira, Nuno Baltazar. De seguida, teve lugar uma das novidades desta edição, com o desfile dois produtos da marca territorial vilaverdense ‘Namorar Portugal’, as ‘Capas Gatémia – Linha Namorar Portugal’ e ‘Pontos de Amor’, de Orlando Ventura.

Marisa Liz arrebatou a plateia

Enquanto o júri desempenhava a difícil tarefa de eleger os coordenados que mais se distinguiram entra mais de sete dezenas de excelentes propostas, o público era presenteado com mais um espetáculo de grande calibre. A vocalista dos Amor Electro e Jurada no programa The Voice, Marisa Liz, chegou a Vila Verde acompanhada de Tiago Pais Dias para um espetáculo que arrancou chuvas de aplausos à plateia. O duo arrancou chuvas de aplausos à plateia que ia acompanhando a carismática Marisa Liz num espetáculo vibrante, emotivo e de enorme qualidade.

Sérgio Silva foi o grande vencedor da noite

Para o final, estava guardado o momento apoteótico com a consagração dos vencedores do XIII Concurso Internacional de Criadores de Moda. O primeiro lugar foi arrebatado pelo estilista vilaverdense Sérgio Silva, que repetiu a vitória de 2012 e se preparar agora para voos mais altos com a criação de marca própria, a “Dressed to Kill by Sérgio Siva”. Os segundo e terceiro prémios foram entregues a Maria Berlinga e Fernando Pereira, respetivamente. Sandra Brás Ferreira venceu o Prémio BMcar e a jovem Joana Fernandes, estreante nestas andanças, arrebatou o Prémio Delta. O Prémio Vestidos de Sonho Best Fit foi entregue a Vanessa Sousa e o Prémio Jovem Revelação foi conquistado pela Escola Profissional de Felgueiras. O público também votou e elegeu o coordenado apresentado por Juliana Antunes, que, naturalmente, venceu o Prémio Público.

“Rampa de lançamento de muitos jovens estilistas”

 

O presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, sublinhou a importância do evento no panorama regional e nacional. “A Gala Namorar Portugal é um evento âncora para a promoção do concelho e da marca Namorar Portugal. Gostaria de deixar uma palavra de apreço às bordadeiras, que são o verdadeiro motivo de cá estarmos, e aos concorrentes, pelos excelentes trabalhos que apresentaram complicou a vida ao júri na seleção. Esperamos que a Gala seja a rampa de lançamento de muitos jovens estilistas”, afirmou. O edil sublinhou ainda a satisfação por uma noite memorável, com um “ambiente muito agradável”, que é o ponto alto da programação alargada ‘Fevereiro Mês do Romance, com dezenas de iniciativas desenvolvidas em torno da temática do amor. António Vilela concluiu sublinhando o notável crescido da marca territorial vilaverdense, Namorar Portugal, que tem hoje mais de 50 parceiros e conquista cada vez mais corações um pouco por todo o planeta.