page up
voltar ao topo
Notícias
Dança, poesia e música a abrir um fim-de-semana do Mês do Romance
Fevereiro 12, 2016

As artes performativas espalharam brilho e talento pelo concelho na abertura de um fim-de-semana repleto de iniciativas que vão colocar os olhos do país e do mundo em Vila Verde. Na passada sexta-feira, 12 de fevereiro, vilaverdenses e visitantes puderam assistir a espetáculos gratuitos de dança, música e poesia, que revelaram o potencial de muitos diamantes um pouco de todo o concelho e de municípios vizinhos.

 

O Centro de Artes e Cultura de Vila Verde acolheu a Mostra de Talentos de S. Valentim, um evento que virou as luzes dos holofotes para os jovens e promissores talentos artísticos da região em áreas como a música e a dança, alguns dos quais com provas dadas em competições nacionais e internacionais. Os artistas não defraudaram expectativas, uma atuação após a outra, arrancaram chuvas de aplausos à plateia e muita bateria aos gadgets modernos (telemóveis, tablets, máquinas fotográficas) de inúmeras pessoas que não desperdiçaram a oportunidade de gravar para a posteridade as performances dos jovens talentos.

No entanto, a sede de concelho não foi a única freguesia vilaverdense a viver com uma noite de cultura. Na Loureira, o serão começou com todas as atenções voltadas para a entrega de prémios da 4ª edição do Concurso de Quadras de S. Valentim, organizado pela EJAH (Eulália Jovem Associação Humanitária). O presidente da associação, Daniel Sousa, aproveitou para agradecer a todos os participantes e anunciou que após o concurso do próximo ano será lançada uma coletânea com todos os poemas apresentados ao longo das cinco edições. Com o cenário decorado a preceito e os símbolos do Mês do Romance espalhados um pouco por todo o espaço, estava dado o tónico para a atuação do talentoso músico vilaverdense Zé Pedro Ribeiro, que abrilhantou a noite com uma performance musical a solo.

 

De seguida, as intervenções do presidente da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias, e do Vereador Patrício Araújo, do Município de Vila Verde, que concordaram no reconhecimento do trabalho desenvolvido pela EJAh na Loureira e felicitaram a associação pela organização de mais um evento que estimula a criatividade e promove a cultura no concelho. Depois, foi tempo de conhecermos os vencedores. O lugar mais alto do pódio foi arrebatado por Neuza Barbosa, que levou para casa um convite para duas pessoas para jantar na Gala Namorar Portugal. Maria Peixoto conquistou a prata e João Pereira o bronze. Os 4º e 5º prémios foram entregues a Nuno Ribas e Isabel Silva, respetivamente.