page up
voltar ao topo
Notícias
Workshop de Ilustração, Bonecas Namoradeiras e Máscaras inspirados nos Lenços de Namorados
Fevereiro 08, 2016

A Semana da Tradição (29 janeiro a 7 de fevereiro) encerrou com um Workshop de Ilustração que levou os jovens participantes a uma incursão no universo dos Lenços de Namorados. Hoje, arrancou já a Semana do Amor. A empresa Pó de Arroz e a artista Márcia Silva, dois parceiros Namorar Portugal há alguns anos voltaram a demonstrar uma excelente criativa e apresentaram as novas linhas dos respetivos produtos, as “Bonecas Namoradeiras 2016” e as “Invertidas 2016”. As três iniciativas inserem-se na programação turístico-cultural ‘Fevereiro, Mês do Romance’, do Município de Vila Verde, e decorreram no Espaço Namorar Portugal, situado no Centro de Dinamização Artesanal de Vila Verde.

 

A ilustradora vilaverdense Zaira Costa foi cativada pela fragrância do amor e junta-se este ano ao Mês do Romance para partilhar o seu talento com o público mais jovem. O Workshop de Ilustração "Vamos ilustrar um lencinho", destinado a crianças entre os 6 e 12 anos de idade, permitiu aos participantes contactarem de perto com esta forma de arte. Um cruzamento sublime entre dois mundos, o da ilustração e o dos sentimentos e afetos dos Lenços de Namorados. As aguarelas estimularam a criatividade dos artistas de palmo e meio, que deram o seu cunho pessoal aos trabalhos desenvolvidos.

Invertidas e Bonecas Namoradeiras fazem sensação

Há três anos na família Namorar Portugal, a empresa Pó de Arroz reinventou as suas famosas Bonecas Namoradeiras. Na nova coleção os vestidos passam a ser confecionados em cortiça, com os motivos dos Lenços de Namorados bordados à mão pelas especialistas da Aliança Artesanal. “Tem sido um percurso muito bom, fomos muito bem acolhidas nesta família. Este ano os vestidos são em cortiça, uma matéria-prima nobre, com diversas utilidades, que representa bem o nosso país. Temos em três tamanhos, grande médio e pequeno, e esperamos que gostem tanto como nós”, referiu Ana Gomes.

As Invertidas, de Márcia Silva, também foram este ano recriadas, numa nova coleção que tem tudo para ser um sucesso. As conhecidas máscaras pintadas com os motivos de Lenços de Namorados oram apresentadas hoje, em véspera de Carnaval, pelo que os foliões ainda vão a tempo de adquirir o produto e utilizá-lo no Entrudo de 2016. Márcia Silva não escondeu a sua satisfação em pertencer a esta grande família e aproveitou para demonstrar in loco um produto divertido que fez as delícias de miúdos e graúdos.

Conquistar mercado de forma criativa

Presente na sessão, o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, deixou rasgados elogios aos promotores Namorar Portugal. “Estas duas marcas, bem como as de outros parceiros, estão connosco há alguns anos e continuam a produzir e inovar. Isto significa duas coisas, que os produtos estão a ser bem aceites no mercado e que os nossos parceiros têm uma criatividade fora do comum”, afirmou António Vilela, recordando que a marca cresce todos os anos e conta já com quase meia centena de parceiros. O edil sublinhou ainda que esta forte dinâmica é fundamental para a valorização do concelho de Vila Verde, do país e dos próprios produtores, que se associam a uma marca de sucesso e prestígio.

 

A programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’ prossegue amanhã com a apresentação de três novos produtos. “Linha Amor Pequenino”, “Capas Gatémia Namorar Portugal 2016” e “Linha de Aventais Namorar Portugal”, no Espaço Namorar Portugal, a partir das 11h00. No mesmo espaço, o período vespertino será marcado pelo workshop de Pintura, de Juliana Gomes.