page up
voltar ao topo
Notícias
Capital do Minho de braços abertos para o Mês do Romance
Janeiro 30, 2016

A capital do Minho mantém este ano uma forte ligação à marca territorial vilaverdense Namorar Portugal e à programação turístico-cultural ‘Fevereiro, Mês do Romance’, numa parceria que se tem revelado extremamente profícua. A Cidade dos Arcebispos foi este ano o palco do pontapé de saída da programação mais romântica do país e a Loja Interativa de Turismo de Braga recebeu, ontem (29 de janeiro), o lançamento de três novos produtos da marca, todos da área agro-alimentar.

 

Bárbara Faria apresentou aos bracarenses duas novas variedades de mel multifloral, produzido em plena serra do Gerês, adiantando ainda que se prepara para lançar novas propostas ainda este ano. A Devesa do Cávado, produtor dos azeites Namorar Portugal, lançou uma linha de aguardente de excelente qualidade e com um teor de etanol reduzido, comparativamente com outras bebidas do mesmo género. Por seu turno, a Lactimercados apresentou ao público duas novas variedades de queijo artesanal, produzido em Vila Verde com leite da região minhota, com malagueta ou pimenta rosa em forma de coração.

O evento marcou também a de abertura da exposição de produtos Namorar Portugal, que estará aberta ao público durante todo o mês de fevereiro neste espaço bracarense destinado à promoção do turismo, localizado em plena Avenida da Liberdade. A cerimónia, que contou com a presença de várias individualidades do distrito e de toda a região, foi abrilhantada por uma curta mas intensa performance musical protagonizada por duas jovens alunas da Academia de Música de Vila Verde.

As mensagens de amor que estão a conquistar o país e o mundo

Presente na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde fez questão de deixar um forte agradecimento aos parceiros (são já mais de uma centena entre instituições, agentes turísticos, empresas e associações com projeção nacional) por se unirem ao Município para materializar uma programação ímpar em todo o país, capaz de projetar o concelho e a região, dentro e fora de portas. “Criou-se uma marca que já não representa apenas Vila Verde, temos parceiros oriundos de vários pontos da região e do país, numa dinâmica que transversal ao território nacional”, vincou António Vilela.

O edil prosseguiu explicando o motivo que leva ‘Fevereiro, Mês do Romance’ a estender-se de 29 de janeiro a 5 de março. “A forte dinâmica existente faz com que o mês de fevereiro já não seja suficiente para abarcar todos os eventos. É um período de intensa atividade cultural e económica. Este ano temos 17 novos promotores na família Namorar Portugal, totalizando cerca de 50 parceiros, cada um com vários produtos e/ou linhas de produtos, resultando numa enorme diversidade de artigos”, afirmou António Vilela, acrescentando que este crescimento assenta numa base cultural e de valorização da tradição minhota. “Hoje, há grande procura por territórios que conservem e promovam a sua identidade própria. Toda esta atividade parte de um ícone cultural, os Lenços de Namorados, que se revelou um aliado de peso na promoção do território, no incremento do turismo e na dinamização da economia.

Braga rendeu-se ao Mês do Romance

Por sua vez, António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, não poupou elogios ao trabalho desenvolvido pelos congéneres vilaverdenses. “Estas Iniciativas são muito importantes. Daqui a pouco temos 17 operadores turísticos internacionais que estão de visita à cidade e vão passar por cá para perceberem o valor e o interesse desta marca, uma marca de Vila Verde, mas que hoje já é uma marca do Minho e da região”, disse, acrescentando que a autarquia bracarenses pretende continuar associada a esta “marca distintiva e criada com grande empreendedorismo, com uma gama muito diversificada de produtos, estamos de portas abertas e disponíveis para trabalhar em conjunto para ganhar escala e assumir cada vez mais protagonismo na área do turismo”.

O presidente da Associação Comercial de Braga (ACB), Domingos Macedo Barbosa, também se juntou ao coro de elogios. “Gostaria de dar os parabéns ao Município de Vila Verde aos empresários associados à marca pelos projetos que desenvolveram. A ACB está de portas abertas para os receber e ajudar na promoção em todos os mercados, principalmente no de Braga”, referiu, acrescentando que “esta é uma marca consolidada, que precisa de ser ‘alimentada’ com iniciativas como esta, fundamentais para a divulgação do território e estimular a economia”.

Atividades durante todo o fim de semana

Arrancou com o pé direito um programa intenso e emotivo, que ao longo de 39 dias, se desdobra em mais de sete dezenas de iniciativas inspiradas nos motivos dos Lenços de Namorados. Dos desfiles de moda aos espetáculos musicais, dos workshops às atividades desportivas, dos saraus culturais aos passeios na natureza, passando também pelo lançamento de novos produtos da marca Namorar Portugal, entre muitos outros, não faltam motivos de interesse para quem decidir visitar Vila Verde nesta altura do ano.

 

As atividades prosseguem já hoje com o workshop de bordado e desenho ‘A Tulipa do Amor’, promovido pela Decor Verde, às 15h00, no Espaço Namorar Portugal, em Vila Verde. Amanhã, 31 de janeiro, tem lugar a sessão de degustação “Prova de Queijos Namorar Portugal”, promovida pela Lactimercados, a partir das 15h00, no Espaço Namorar Portugal. Uma hora mais tarde, arranca a sessão de apresentação do produto “Chocolate Namorar Portugal 2016”, que decorre na Chocolataria Artesanal Chocolate com Pimenta, em Vila Verde.