page up
voltar ao topo
Notícias
Gala Namorar Portugal 2015: Desempregada vence XII Concurso de Moda
Fevereiro 15, 2015

Milene Santos, desempregada, venceu a XII edição do Concurso Internacional de Criadores de Moda ‘Lenços de Namorados, Escritas de Amor’, com o coordenado ‘Mil Folhas de Amor’ inspirado em Frida Kahlo.

Desempregada há dois anos, Milene Santos ficou surpreendida com a vitória no Concurso Internacional e Criadores de Moda, que teve o seu desfecho ontem, 14 de fevereiro, na Gala Namorar Portugal. O coordenado ‘Mil folhas de Amor’ desfilado pela atriz Sofia Ribeiro arrebatou o júri e conquistou o primeiro prémio, no valor de 800 euros, atribuído pelo Município de Vila Verde.

“Inspirei-me na personalidade rebelde e sedutora de Frida Kahlo e no seu universo artístico”, descreve Milene Santos. O coordenado, segundo a autora, “é composto por um corpete underbust e uma saia, que deve pesar uns cinco quilos. O peito tem montes de flores e o coração do Namorar Portugal. As cores fui ‘buscá-las’ ao folclore mexicano”.

O coordenado foi desfilado pela luminosa Sofia Ribeiro. “Estava a rezar para que fosse ela a desfilá-lo, porque a Sofia tem uma atitude na passerele que dá uma nova vida às peças”.

Natural do concelho de Ancião, distrito de Leiria, Milene Santos, que trabalhou na “confeção e decoração, numa loja de cortinados”, viu na formação profissional adquirida no CEARTE – Centro de Formação profissional em Artes e Ofícios, com sede em Coimbra e polos em outras zonas do país, a oportunidade para adquirir uma nova competência técnica: “agora sou modelista de vestuário e vou tentar trabalhar na área. Se não for cá, vai ser lá fora…”

De resto, o CEARTE está de parabéns porque foi a instituição de ensino em destaque, ao arrebatar três dos nove prémios da noite. Para além do primeiro prémio, ainda conseguiu o terceiro e o novo prémio, atribuído pela Delta Cafés. A Magestil – Escola de Moda de Lisboa, levou para casa dois prémios: o de Jovem Revelação e o prémio atribuído pelo ateliê Vestidos de Sonho, Best Fit Award. As outras entidades premiadas foram a Escola de Moda do Porto, a Escola Profissional de Felgueiras e a ATAHCA, novamente com a Turma de Técnico de Design de Moda, que tinha vencido o concurso, em 2014. A nível individual, Juliana Antunes foi reconhecida com o prémio Público, uma eleição feita pelo público presente na gala.


Premiados

1º Prémio, por Município de Vila Verde
49 – Milene Santos, do CEARTE

2º Prémio, por Caixa de Crédito Agrícola
27 – João Gaspar, da Escola de Moda do Porto

3º Prémio, por Associação Comercial de Braga
56 – Ana Rita Jordão, do CEARTE

Prémio Jovem Revelação, por Instituto Português do Desporto e da Juventude
40 – Bernardo Oliveira, da Magestil – escola de Moda de Lisboa

Prémio Público, por DVMGroup
10 – Juliana Antunes

Prémio Impacto Visual, por Fotofelicidade
22 – Turma de Técnico de Design de Moda, da ATAHCA

Prémio BMCar, por BMCar
63 – Cláudia Sousa, Clara Sousa, Matilde Sampaio e Mafalda Pereira, da Escola Profissional de Felgueiras.

Prémio Best Fit, por Vestidos de Sonho
41 – Gabriel Daros, da Magestil – Escola de Moda de Lisboa

Prémio Delta Cafés, por Delta Cafés
55 – Maria da Graça Gonçalves, do CEARTE


Vila Verde, Onde o Amor Acontece

Flávia Peixoto | FPXTCOM
Fevereiro 15, 2015