page up
voltar ao topo
Notícias
Medalhas dos Lenços de Namorados prometem encantar turistas
Fevereiro 10, 2015

A LUZA lançou uma linha especial de medalhas dedicada aos Lenços dos Namorados, com assinatura da designer Sylvie Castro. Esta novidade da Namorar Portugal promete ser um sucesso de verão, em 80 pontos de venda espalhados pelo país.

A apresentação da edição especial da LUZA, dedicada aos Lenços de Namorados, decorreu ao final da manhã de hoje (10 de fevereiro), no espaço Namorar Portugal. A vereadora da cultura, educação e ação social do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, apresentou este novo projeto em estreia na Namorar Portugal e sublinhou “a criatividade e contemporaneidade das peças que vão ser o maior sucesso este verão”.

Ao todo são 12 medalhas pendentes por fios de couro cru, divididas em três sub-linhas: as dos ícones (a pomba, a chave, o coração e o barco), as dos detalhes dos lenços (os mais populares da região) e a das cores (fundos verde, vermelho, branco e preto, com o mesmo desenho). Muito urbana e casual, esta coleção é orientada para a mulher cosmopolita que ama as tradições, com um estilo hippie-chic.

“Para mim não foi complicado entrar no espírito Namorar Portugal. É uma marca que acompanho há anos e por isso é-me familiar”, começou por referir a designer que assina esta e todas as coleções da marca LUZA, a designer Sylvie Castro. “É muito mais fácil concretizar um trabalho quando já estamos completamente imbuídos no espírito, quando já conhecemos o trabalho das bordadeiras, quando já as vimos bordar ao vivo, quando crescemos na região dos Lenços de Namorados”, continuou a criativa.

Sylvie Castro descreveu que o conceito da coleção foi “procurar os Lenços de Namorados mais ‘famosos’“ e retirar os elementos presentes. “Não é copiar ninguém, é apropriarmo-nos de símbolos que já são utilizados comumente e desenvolver uma linha para um público vasto”, esclareceu.

A LUZA é uma marca recente, de medalhas, dedicada ao mercado da saudade. Criada em finais de 2014, é o primeiro projeto lançado pela Bliss & Brands, de Marco António, uma empresa dedicada à importação e distribuição de outras marcas de joalharia.

Instalada na incubadora de empresas IEMinho, em Soutelo, a Bliss & Brands aposta agora na proliferação desta sua nova marca, cujo conceito é traduzir em medalhas ícones da cultura, história e tradição portugueses.

O empresário Marco António explicou que “a marca trabalha duas linhas de produto, orientadas para diferentes segmentos: Saudade e Mar. Saudade abarca produtos com um posicionamento elevado. Esta coleção dedicada aos Lenços de Namorados insere-se na linha Mar. Com um posicionamento médio, médio baixo, terá um valor unitário de 39,50 euros e é um produto especialmente vocacionado para turistas e visitantes”.

Rui Fernandes, coordenador do Instituto Empresarial do Minho revelou que, após a relutância inicial em aceitar um empresa com a natureza da Bliss & Brands na incubadora “dizer ‘não’ a este projeto seria um risco”, dado que se trata também de “uma indústria criativa”. “Depois de o Marco António nos explicar o conceito, achamos que poderíamos estabelecer a ponte com a marca Namorar Portugal”, explicou o coordenador.

Marco António revelou que “houve logo uma empatia com o projeto Namorar Portugal e com a senhora vereadora”. A estratégia passará por “distribuir em locais de afluência turística como aeroportos, shoppings - já estamos em negociações com o El Corte Inglês – teleféricos,… onde o turista está. Mas queremos controlar a sua distribuição e não passaremos dos 80 pontos de venda, em 2015”.

Amanhã, a programação Mês do Romance prossegue, com a apresentação de ‘Radiografia do Amor’, da marca Bicho Bravo, às 11:00, no espaço Namorar Portugal.


Vila Verde, Onde o Amor Acontece

Flávia Peixoto | FPXTCOM
Fevereiro 10, 2015